19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/02/2023

Por que o feijão com arroz virou tradição no brasil?

Foto: Reprodução

Não importa a região do Brasil, você vai encontrar facilmente alguém comendo arroz e feijão no almoço ou na janta, uma das combinações favoritas do nosso povo.

 

E assim como muitas outras coisas que vemos por aqui, ela também surgiu da combinação de duas culturas.

 

Veja também

 

Cobra que hipnotiza? Manual gratuito mostra curiosidades e mitos sobre esse réptil

 

Por que nos sentimos mais cansados no calor? Entenda o efeito

 

QUANDO SURGIU A IDEIA DE COMBINAR ARROZ E FEIJÃO?

 

Se a pergunta acima está na sua cabeça, vamos à resposta. Apesar de não existir uma data exata para esse costume, estima-se que ele tenha iniciado em algum momento ainda no período em que o Brasil era uma colônia de Portugal.

 

Pouco após o descobrimento do nosso país, tanto portugueses quanto indígenas tinham o costume de comer feijão com farinha de mandioca – algo que também foi adotado quando escravos vindos da África desembarcaram em nosso país.

 

Entretanto, Portugal já tinha o costume de comer arroz, que era originário dos países asiáticos, de maneira separada. O livro História, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, inclusive, menciona que os dois pratos ficaram mais próximos por volta de 1808. E qual é o motivo para isso? O rei D. João VI determinou que o arroz fosse incluído na alimentação dos soldados.

 

Foi com essa convivência dos soldados com os escravos que a combinação se criou, graças ao fato de o feijão já ser popular na alimentação diária do segundo grupo. Inclusive, a ideia de refogar o arroz com óleo, alho e cebola antes de cozinhá-lo foi dos africanos.

 

CASAMENTO DURADOURO

 

(Fonte: Getty Images)

Foto: Reprodução

 

Ainda que algumas pesquisas indiquem a diminuição no consumo de arroz em detrimento de lanches e outros pratos ao longo dos anos, não há dúvidas de que o arroz e feijão ainda é o queridinho dos brasileiros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Aliás, vale lembrar que somos o único povo do mundo a consumir arroz e feijão em uma base diária. Essa combinação até existe em outros países, mas é geralmente usada em momentos festivos ou no cotidiano de maneira mais esporádica.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.