16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
01/03/2024

Por que os gatos não têm pelos na frente das orelhas?

Foto: Reprodução

Os gatos são criaturas fantásticas conhecidas por ter uma higiene impecável. Afinal, sua pelagem macia e espessa parece exigir atenção constantemente, algo que não acontece perto das orelhas — onde os pelos são muito mais esparsos. Então, por que alguns gatos não apresentam tantos pelos nessas regiões? E é normal que eles fiquem um pouco "carecas" perto das orelhas?

 

Segundo especialistas, isso não é apenas normal, mas possivelmente até essencial para a evolução da espécie. Porém, antes de investigarmos as manchas ligeiramente carecas dos gatos, é importante compreender que o pelo dessas criaturas desempenha um papel importante em suas vidas.

 

Veja também

 

Quem nasce em 29 de fevereiro faz menos aniversários? Entenda

 

2024 é ano bissexto: saiba por que e conheça previsões e curiosidades

 

A PELAGEM DOS GATOS

 

(Fonte: GettyImages)

 

Em entrevista ao site WordsSideKick.com, a cientista de bem-estar animal da Universidade de Purdue, Judith Stella, afirmou que os pelos dos gatos ajudam na proteção contra arranhões. "É também para calor, dicas sociais e provavelmente também existe algum mecanismo defensivo para isso. No entanto, não é o mesmo em todo o corpo", disse.

 

A maioria da pelagem desses animais é formada por duas camadas: um subpelo mais fino, que fornece calor e afina durante o verão, e uma cobertura mais áspera de pelos protetores, que oferece a maior parte da proteção. Esta pelagem dupla cobre quase todo o corpo, com algumas exceções importantes — como é o caso das áreas perto das orelhas.

 

“Não há pelos nas almofadas das patas – os pelos entre os dedos dos pés acumulariam sujeira e umidade, então não seria do interesse deles”, disse Stella. De acordo com a pesquisadora, o mesmo acontece na região perianal e isso ajuda a mantê-los mais limpos.

 

A área ao redor das orelhas, no entanto, é o pelo mais ralo no rosto de um gato e isso é algo completamente normal. Contudo, os cientistas ainda não têm 100% de convicção do porquê disso.

 

CARACTERÍSTICA FELINA

 

(Fonte: GettyImages)

Fotos:Reprodução

 

De acordo com especialistas, essa peculiaridade de aparência não se limita apenas aos gatos domésticos, sendo comum também em diversos felinos, exceto pelos grandes gatos. Por esse motivo, é de se imaginar que deva existir alguma razão evolutiva e adaptativa pela qual eles são assim. "Minha teoria seria que isso tem a ver com o som", completou Stella.

 

A pesquisadora levantou a hipótese de que a vantagem poderia estar na forma como essas diferentes espécies de felinos caçam, ouvindo sons ultrassônicos produzidos por alguns roedores. Sendo assim, talvez a falta de pelo ajude a concentrar as ondas sonoras do ouvido ou a orientar a origem do som.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Embora se saiba que as espécies de felinos pequenos caçam todos os tipos de presas, desde aves a cobras, estudos demonstram que a maior parte de sua dieta provém de roedores, tornando quaisquer adaptações do tipo uma vantagem valiosa. Para grandes felinos, por sua vez, as caças normalmente são animais maiores, o que faz com que a detecção de frequências ultrassônicas seja menos crucial para a sobrevivência.

 

Fonte: Mega Cuiroso
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.