17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
15/06/2024

Por que pegamos gripe no inverno? Entenda

Foto: cookie_studio / Freepik

Ministério da Saúde costuma contabilizar mais casos na estação, que começa na próxima sexta-feira (21)

 O inverno começa na próxima sexta-feira (21) e traz uma preocupação: a gripe . Como acontece todos os anos, o Ministério da Saúde registra um aumento de casos na estação e costuma preparar a população distribuindo vacinas no SUS. Mas, afinal, qual é a explicação científica para ficarmos mais gripados durante o período mais frio do ano?

 

As gripes são causadas pelo vírus influenza , que fica mais transmissível nas baixas temperaturas. Segundo os cientistas, o tempo frio pode deixar a membrana externa do vírus mais sólida e elástica - este revestimento 'emborrachado' facilita a circulação do vírus de pessoa para pessoa.

 

Além disso, um estudo do National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde, em tradução livre) , dos Estados Unidos, sugere que o ar seco do inverno ajuda ainda o vírus da gripe a permanecer mais infeccioso por um período maior.

 

Veja também

 

Desafios e perspectivas da Vigilância em Saúde na região amazônica é tema de congresso internacional

 

Prefeitura amplia acesso de serviços de saúde básica com construção de novas unidades nas Zonas Leste e Oeste de Manaus

 

Especialistas ainda apontam outros fatores para o aumento de casos, como o confinamento e aglomeração das pessoas; o aumento da poluição e até o momento que as pessoas tiram seus casacos e cobertores do armário, cheios de ácaros.

 

A inalação de ar frio, inclusive, afeta o sistema imunológico das pessoas. De acordo com um estudo do The Journal of Allergy and Clinical Immunology (O Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, em tradução livre) , publicado em 2022, a condição climática afeta em 50% da imunidade das pessoas.

 

Segundo a pesquisa, reduzir a temperatura dentro do nariz em apenas 5ºC mata quase 50% dos bilhões de células que combatem os vírus e bactérias nas narinas.

 

VACINA

 

A vacina contra a gripe funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus influenza. Estes anticorpos proporcionam proteção ao reconhecer e combater o vírus caso a pessoa seja exposta a ele.

 

A necessidade de vacinação anual ocorre em decorrência das constantes mutações do vírus da influenza. A cada ano, novas cepas do vírus surgem, tornando essencial a atualização da vacina para garantir uma proteção eficaz contra as variantes mais recentes.

 

A vacinação anual é, portanto, uma estratégia essencial para manter a imunidade da população e prevenir surtos de gripe.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A vacina contra a gripe é altamente eficaz, reduzindo significativamente o risco de complicações graves, como pneumonia, e a necessidade de hospitalizações. Além disso, a vacina é considerada segura.

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.