Em uma de suas explicações, o especialista comenta sobre o mito da postura perfeita
Dr. Bernardo Sampaio, fisioterapeuta, convidado do sexagésimo sexto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, debateu temas relacionados às dores da coluna. Em uma de suas explicações, o especialista comenta sobre o mito da postura perfeita, exemplificando as diferenças entre posturas das pessoas e a relação entre musculatura e dor.
“Se a gente ficar trabalhando a nossa musculatura incansavelmente, uma hora ela, a fadiga se cansa. Isso vai acontecer. Por isso que alguns ajustes ergonômicos vão te auxiliar quando você está muito tempo numa mesma posição. Para você conseguir ficar relaxado. E que ela [a posição ou postura] fique natural”, comenta Bernardo.
É importante respeitar a postura, mas sem esquecer de fortalecer os músculos da coluna, além de fazer pausas, principalmente para quem passa muito tempo sentado ou em pé no trabalho.
Veja também
SEXO ORAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CAIR DE BOCA
Dormir pouco ou dormir muito? Ambos fazem mal para memória, fluência verbal e cognição
“Momentos de pausa, como aqui, vamos acabar nossa gravação, vamos levantar, se mexer e depois ficar mais um tempo sentado. É isso que é importante. Tirar um pouquinho também da cabeça que eu tenho que ficar assim, que eu tenho que levantar o ombro, abrir aqui. Temos nossas características [próprias da nossa postura].
Foto: Reprodução
Se eu ficar o dia inteiro aqui [postura totalmente ereta], uma hora vou ficar com uma dor no meio da toráxica que vai ser insuportável. É a sua postura, é a sua característica, o que você pode mudar durante o seu exercício para trabalhar isso depois. Então não adianta a gente pirar e tentar ficar arrumando, corrigindo [nossa postura] toda hora”, diz o fisioterapeuta.
Formado em fisioterapia pela PUC Campinas, possui especialização e aprimoramento pela Santa Casa de São Paulo e é mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Atua como professor universitário em cursos de pós-graduação na área de fisioterapia músculo esquelética e é Diretor Clínico do Centro Especializado em Movimento (CEM), ITC Vertebral e Instituto Trata, de Guarulhos.
Fonte: Saúde em Dia