13 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/06/2024

Precisa perder peso? Veja carboidratos que não atrapalham a dieta

Foto: Reprodução

Carboidratos são fundamentais na dieta, pois fornecem energia para o corpo. Nutricionistas apontam que é importante escolher corretamente

Fontes de energia, os carboidratos são essenciais na alimentação, principalmente para o funcionamento do sistema nervoso central. Manter uma dieta sem o macronutriente é difícil e não recomendável, pois sua ausência pode ocasionar problemas não só metabólicos como comportamentais.

 

A nutricionista Thais Lobo, professora da Faculdade Anhanguera de Palmas (TO), explica que a falta de carboidratos no organismo causa redução do desempenho cognitivo, pois o corpo começa a utilizar outras fontes de energia.

 

Além disso, eles são essenciais para manter a energia e o bem-estar durante a dieta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que de 40% a 60% da ingestão diária de alimentos provenha de carboidratos de boa qualidade.

 

Veja também 

 

DIA DOS NAMORADOS: 5 POSIÇÕES 'DIFERENTONAS' PARA TESTAR NA DATA

 

TRANSE MAIS! 9 dicas cientificamente comprovadas para turbinar o sexo

De acordo com a especialista, os principais sinais de que uma pessoa pode estar consumindo poucos carboidratos são letargia, hálito cetônico e dificuldade de organizar tarefas simples, notando um esforço desnecessário.A nutricionista Carol Brito, professora da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO), afirma que não existem carboidratos que colocam a dieta em risco.

 

1 – MACARRÃO INTEGRAL

 

Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, excelente para utilizar na dieta, ao contrário do macarrão comum.

 

2 – ARROZ

 

Rico principalmente em vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina e tiamina, o arroz é uma fonte de carboidrato popular e pode ser consumido todos os dias.

 

Carboidratos: saiba quais são as melhores opções para emagrecer | Metrópoles

 

“A ingestão média seria de 70 g, podendo variar para mais ou para menos dependendo do objetivo de cada pessoa. Se for emagrecimento, pode ser menos, se for hipertrofia pode chegar até 300 g em cada refeição, por exemplo”, diz Carol.

 

3 – MANDIOCA

 

É uma raiz rica em amido e pode ser utilizada para fazer diversas receitas. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Além disso, o tubérculo é um alimento de média caloria: uma porção de 100 g tem 173 kcal e 37 g de carboidrato.

 

Coma sem culpa: veja a lista de dez alimentos que não engordam

Fotos: Reprodução

 

4 – CUSCUZ

 

Derivado do floco de milho, é extremamente nutritivo e promove a saciedade. O cuscuz tem baixo custo, é de fácil preparo e tem poucas calorias: 100 g do alimento cozido têm 113 kcal, 23 g de carboidrato, 2 g de fibras e 4 g de proteína.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Por sua composição, o cuscuz tem baixo índice glicêmico e pode ser consumido por pessoas diabéticas dentro do planejamento alimentar adequado. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.