05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
01/12/2021

Prefeitos do Amazonas se reúnem em Brasília para discutir garimpo no Rio Madeira

Foto: Reprodução

Após operação contra o garimpo ilegal desinstalar cerca de 131 balsas no rio Madeira, no Amazonas, uma comitiva de prefeitos e garimpeiros do estado estão em Brasília para reunião, nesta quarta-feira (1°/12), com membros do governo federal. Objetivo é discutir a situação do garimpo na região.

 

Compõem a comitiva o prefeito de Autazes, Dedei Lobo (PSC), e o presidente da Câmara da cidade, Manoel Domingos dos Santos; o vice-prefeito de Manicoré, Paulo Sérgio Machado Barbosa (Republicanos), e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Markson Barbosa (Republicanos); além dos prefeitos de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB), e de Novo Aripuanã, Jocione Souza (PSDB).

 

Segundo informações levantadas pelo Correio, o grupo esteve no Ministério da Defesa por volta das 15h para reunião com a pasta. Conforme a assessoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), a comitiva se reuniu no gabinete da liderança do partido esta tarde. A comitiva deve se encontrar ainda com outros parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.

 

Veja também

 

Criança indígena da etnia Mura está desaparecido desde a operação da Polícia Federal no Rio Madeira

 

Garimpeiros dizem que retornarão ao Rio Madeira após saída da Polícia Federal

 

Após a reunião, o coordenador da bancada, senador Omar Aziz (PSD-AM), falou à imprensa: “Os prefeitos que estão nessa área onde acontece essa exploração, muitas vezes familiar, vão trazer uma proposta para gente encaminhar e regularizar essa atividade. O que não dá é permitir o prejuízo ambiental, mas há forma de não ter esse prejuízo e as pessoas continuarem trabalhando.”

 

Na segunda-feira (29/11), o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, se reuniu com garimpeiros vindos do rio Madeira. Humaitá, município vizinho a Autazes, foi o destino dos garimpeiros para manifestarem contra a Operação Uiara, deflagrada pela Polícia Federal, Ibama e Forças Armadas nos últimos dias.

 

No encontro em Humaitá — que também contou com a participação de autoridades da Justiça e parlamentares locais —, Dedei cogitou a possibilidade de ressarcir os trabalhadores por todas as embarcações queimadas no último fim de semana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Há pelo menos 15 dias, garimpeiros instalaram centenas de balsas ao longo do rio Madeira para exploração massiva de ouro. Aproximadamente 300 instalações flutuantes estavam atracadas na região. 

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.