Em mais uma iniciativa para beneficiar motoristas e pedestres de Manaus, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), implanta a sétima intervenção viária na cidade para garantir melhor fluidez de veículos e segurança no trânsito da capital. Desta vez, a via beneficiada é a esquina da avenida Constantinopla com avenida Dublin, no conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, Zona Centro-Oeste.
No local, as equipes técnicas da Seminf e IMMU já iniciaram as obras de reestruturação da via e a instalação do conjunto semafórico para facilitar a travessia de pedestres, assim como o tráfego de veículos em direção à rua Goiânia e demais destinos, como o bairro Redenção e outros.
Com o objetivo de promover a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos, a prefeitura investe em soluções que impactam positivamente o cotidiano da população. A equipe da Seminf deu início à construção para as rampas de acessibilidade, que serão duas, um passo bastante necessário para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Veja também
Sedecti discute plano de ação sobre Projeto Piloto do curauá
Procon Manaus monitora aumento nos preços dos combustíveis na capital
Foto:Karol Silva/IMMU
Em seguida, será realizado o trabalho de construção de um canteiro central, acompanhado de meio-fio e sarjeta, o que contribuirá para a organização do trânsito e a melhoria no fluxo de veículos.
“Essa intervenção é mais um exemplo do compromisso da gestão do prefeito David Almeida, em proporcionar um trânsito mais seguro e acessível, beneficiando tanto os pedestres quanto os motoristas e, principalmente, garantindo uma cidade mais inclusiva para todos, trabalhamos com a meta de beneficiar todos, como determina o nosso prefeito”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, destacou as melhorias com a implantação do novo equipamento. “Este novo semáforo irá contemplar a travessia de pedestres e a passagem dos carros que, hoje, têm muita dificuldade de transpor o cruzamento.
O semáforo deste cruzamento será sincronizado com o outro cruzamento da Constantinopla com a rua Goiânia, sem prejuízo à circulação, beneficiando o pedestre. Aqui, será feita a melhoria no pavimento e de acessibilidade”, explicou o diretor.
A nova intervenção faz parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura de Manaus tem adotado para melhorar a fluidez de veículos em diversos pontos da cidade.
MAIS OBRAS
Em janeiro de 2025, a prefeitura anunciou um conjunto de 19 intervenções em pontos críticos da cidade. Essas ações, desenvolvidas em parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), têm como objetivo principal reduzir o tempo de espera nos semáforos e melhorar a fluidez do trânsito.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
As intervenções viárias incluem mudanças de sentido de circulação de vias, abertura de novos retornos, alterações na sinalização vertical e horizontal, implantação de semáforos e revisão das rotas de transporte público. O objetivo é reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e otimizar o transporte público na capital amazonense.