15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
10/05/2022

Prefeitura apresenta fluxo do Serviço de Diagnóstico de Mama da Prefeitura de Manaus à Fundação Cecon

Foto: Divulgação / Semsa

O fluxo de encaminhamento das usuárias do Serviço Municipal de Diagnóstico de Mama (SDM), desenvolvido de forma inédita pela Prefeitura de Manaus desde fevereiro deste ano, foi acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, nesta terça-feira, 10/5. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) amplia o número de biópsias ofertadas na capital e oportuniza o tratamento ainda na fase inicial do câncer de mama.

 

O diretor-presidente da FCecon visitou as policlínicas Djalma Batista, no bairro Compensa, na zona Oeste, e Castelo Branco, no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul), que têm capacidade de realizar cerca de cem biópsias mensais de casos suspeitos da doença. Ele também alinhou estratégias do serviço com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, e a subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo.

 

Por meio do SDM, até hoje, cerca de 20 mulheres foram diagnosticadas com o câncer de mama na fase inicial, e já foram encaminhadas por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) para início do tratamento na FCecon, gerenciada pelo governo do Estado.

 

Veja também

 

Manaus encerra a divulgação na Espanha de sua maratona e amplia horizontes para evento de outubro

 

Prefeitura de Manaus monitora subida dos rios na área rural e garante auxílio às comunidades

 

“São pessoas que nós conseguimos identificar no início da doença. Antes demorava cerca de oito meses para elas chegarem na FCecon, e dentro desse processo, elas chegam no máximo em 30 dias. Gostaria de parabenizar todos os profissionais da Semsa envolvidos no serviço e dizer que hoje as mulheres do Estado estão amparadas de verdade”, pontuou Mourão.

 

A enfermeira Gerda Costa, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, explica que a investigação de casos suspeitos de câncer de mama é voltada para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Na unidade de saúde, ao realizar a busca espontânea, a usuária é acolhida em consultas médicas ou de enfermagem, onde é realizado o exame clínico das mamas e solicitada a mamografia de rastreio.

 

 

“Quando chega o resultado dessa mamografia, e há suspeita de câncer de mama, essa mulher é encaminhada, via Sisreg, para um dos dois SDMs da Semsa, onde ela fará uma biópsia da mama. A secretaria encaminha essa amostra para o laboratório do Hospital Delphina Aziz, e em caso de confirmação do câncer, ela é direcionada para iniciar o tratamento na FCecon”, explicou.

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil entre 2020 e 2022, com estimativa de 580 novos casos em Manaus neste período.

 

Fotos: Divulgação / Semsa

 

Ainda conforme o Inca, o risco estimado para a região Norte é de 21,36 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama aparece como o terceiro tipo de câncer em incidência, atrás apenas do câncer do colo do útero e do de pele não melanoma.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A doença é responsável pela morte de muitas mulheres em idade fértil no país, e o início do tratamento ainda na fase inicial contribui consideravelmente para as chances de cura.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.