23 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
27/11/2023

Prefeitura apresenta práticas que misturam lúdico com tecnologia para ensinar alunos da rede municipal

Foto: Ulisson Santos/ Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta segunda-feira, 27/11, o 1 ° Workshop de Práticas Formativas com uso das Tecnologias.

 

O evento tem como objetivo apresentar à sociedade as boas práticas pedagógicas utilizadas no ano de 2023 em unidades de ensino de Manaus. A ação aconteceu no auditório da unidade 5 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada no bairro Chapada, Zona Centro-Sul.

 

A ação foi coordenada pelos assessores de tecnologia das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. Segundo uma das responsáveis pelo evento, a coordenadora de tecnologia da Divisão Distrital Norte, Kelly Ojopi, o objetivo da ação foi socializar práticas exitosas e diferenciadas de professores da rede municipal que usam a tecnologia como ferramenta pedagógica para dinamizar a forma de ensinar.

 

Veja também

 

Universidade Nilton Lins abre inscrições para curso preparatório da OAB e eventos jurídicos

 

Qual é a função do Enade nos cursos de graduação?

“O principal objetivo deste Workshop é fazer uma socialização dos projetos pedagógicos nas escolas do município com o uso das tecnologias, aqueles projetos mais relevantes, os que foram finalizados com sucesso no decorrer deste ano letivo”, afirmou Kelly.

 

Durante o evento, coordenadores dos Centros de Tecnologia da Semed apresentaram projetos que estão mudando o padrão de ensinar de Manaus com a chamada “Educação 4.0”, modelo esse que possibilita que o aluno seja protagonista do seu conhecimento e que aprenda participando das aulas, ou seja, literalmente colocando a “mão na massa".

 

 

Um dos projetos socializados foi o do professor Eder Soares, coordenador de tecnologia da Escola Municipal Antônio Morais, executado com o tema "Construindo um mundo com letras: uso do diorama no estilo minecraft pra alfabetização". O projeto foi realizado desde abril e envolveu cerca de 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental.

 

“O projeto tem a finalidade de ajudar crianças do 1º ano e do projeto “Alfabetiza Manaus” com dificuldade de alfabetização e de aprendizagem, por meio da prática de um jogo lúdico. Ele cria possibilidades de aprendizagem que fogem do convencional, ou seja, daquele jeito tradicional de ensinar”, disse o professor.

 

Fotos:Ulisson Santos/ Semed

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Outro projeto exposto foi do coordenador de tecnologia, Vivaldo Oliveira Júnior, da Escola João Valente, localizada no bairro Betânia. O tema deste projeto é "Trabalhando o reforço escolar com auxílio da plataforma super ensino no apoio ao Saeb" na escola municipal. O projeto envolveu cerca de 500 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.