26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
13/10/2021

Prefeitura de Manaus abre Campanha Sorriso na Escola e Prevenção ao Câncer Bucal

Foto: Reprodução

Cleomir Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), abriu, nesta quarta-feira, 13/10, a Campanha Sorriso na Escola e Prevenção ao Câncer Bucal, na escola municipal Padre Mauro Fancello, bairro Petrópolis, zona Sul da cidade. A ação faz parte do Programa Municipal Saúde do Escolar, coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed.

 

As unidades de ensino já iniciaram as atividades da campanha com os alunos, que vai até o final do mês de outubro. Na ocasião, as escolas que decidirem aderir à campanha, realizam atividades educativas de prevenção à saúde bucal, por meio de vídeos, dramatizações, rodas de conversas, escovação e orientações sobre a alimentação saudável, entre outras ações pedagógicas sobre a temática.

 

A assessora pedagógica da Gacpe, Lourdes Souza, destacou o trabalho pedagógico realizado pela Semed sobre a temática dentro da rede municipal de ensino.

 

Veja também

 

Gestão David Almeida realiza obras de manutenção com infraestrutura básica em bairros da Zona Leste de Manaus

 

Dívidas com Implurb podem ser parceladas em até 60 vezes

 

“Essa campanha foi criada por uma servidora da Semed, para trazer essa consciência da saúde bucal para que o aluno possa ter o melhor desempenho escolar. O aluno com a saúde bucal em dia, ele não falta, não tem dor de dente e não se sente mal na escola. A campanha é realizada nas escolas com ações voltadas para a prevenção, educação da saúde bucal, ações preventivas para que o aluno tenha o cuidado e consciência, desde pequeno, sobre o cuidado da saúde bucal”, ressaltou, acrescentando que a prevenção ao câncer bucal é objeto da Lei Municipal nº 1.866/2013, e se destaca pela relevância em saúde pública. “Particularmente se considerarmos que a abordagem preventiva é compatível com a natureza dessa doença, pois a boca favorece o fácil acesso visual”, completou.

 

 

De acordo com a diretora Leslye Moutinho, a escola já realiza um trabalho sobre a temática com os mais de 600 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em parceria com uma instituição de saúde.

 

“Semestralmente nós temos uma equipe em parceria com o Hospital Adventista, que vem aqui fazer um trabalho de prevenção e cuidado com a saúde bucal das crianças, inclusive com a aplicação de flúor, que no momento está suspenso por conta da pandemia. Mas esse trabalho existe, é muito sério, a gente tem essa parceria há muitos anos”, disse.

 

A dentista que faz parte do programa municipal Saúde do Escolar, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Semed, Leonila Nobrega Crivelli, disse que é fundamental orientar com informações os alunos das escolas, porque essa conscientização começa desde pequeno.

 

“Trabalhamos na campanha com a parte preventiva, levando aos alunos da rede informações sobre como cuidar dos dentes, a importância da saúde bucal como um todo. Nós envolvemos as crianças em oficinas, palestras, apresentações, peças, filmes, mas levando sempre a importância do sorriso dos dentes. É importante desde criança eles cuidarem dos dentes, escovarem e terem uma boa higiene”, completou.

 

Cleomir Santos / Semed

 

O aluno do 4º ano, Kauan dos Santos Cascais, 10, já tem conhecimento de que precisa cuidar muito bem da higiene bucal, pois sem isso pode acarretar muitos problemas para sua vida como um todo.

 

“Quando eu acordo escovo os dentes, na hora de vir para a escola, quando almoço e vou para o banheiro escovo os dentes, assim como depois da merenda e quando vou dormir. A dentista ensina como escovar os dentes, porque é muito importante. Se não escovar, a pessoa fica doente, e a gente não quer isso”, finalizou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Campanha

 

A campanha é realizada há mais de 20 anos pela Semed, atendendo alunos da modalidade da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (Eja). A ação consta no calendário anual de ações de prevenção e saúde na escola. A finalidade da campanha é estimular a comunidade escolar formada pelos alunos, pais e servidores, na promoção de ações educativas e preventivas, além de sensibilizá-los quanto à adoção de práticas de um sorriso e vida saudável, a partir da conscientização dos riscos de saúde a que estão dispostos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.