19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/09/2021

Prefeitura de Manaus junto com professores de educação física do município levam saúde e qualidade de vida à população

Foto: Reprodução

João Viana / Semcom

Com o intuito de levar saúde e qualidade de vida à população, a Prefeitura de Manaus conta com cerca de 650 profissionais de educação física, que desenvolvem ações e projetos que estimulam a prática de esporte e lazer. Nesta quarta-feira, 1º/9, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Educação Física.

 

Atuando em várias zonas da cidade, a presença dos professores de Educação Física faz toda diferença nos Centros de Esporte e Lazer (CEL), desenvolvendo exercícios através de ginástica comunitária, corrida para mulheres, entre outras atividades, atendendo ainda pessoas com deficiências (PcDs) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é o caso da professora Viviane Ferreira, 43.

 

Viviane é PcD e carrega a inclusão social como bandeira por meio do projeto ‘Viva as diferenças’, realizado pela Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). “É primordial termos um professor de educação física nesses centros de esporte e lazer, trabalhando diretamente com a inclusão. Aqui no CEL Eldorado, nos dedicamos a atividades motoras, começamos com essas atividades até que decidimos expandir. Hoje, o programa atende muitas pessoas com deficiência dentro de diferentes modalidades, como ginástica, natação, circuitos, entre outros”, disse a servidora municipal, relatando que há 25 anos se dedica à área da Educação Física.

 

Veja também

 

Encceja 2020: prazo para pedir reaplicação é prorrogado até sábado

 

Pacote com programas e projetos para a educação municipal é lançado pela prefeitura de Manaus

 



Em 2016, a professora Viviane teve a perna amputada. A partir desta fatalidade, surgiu o interesse de se engajar em atividades voltadas para o público PcD. “Eu amo o que faço, quando tive minha perna amputada me questionei se seria possível continuar com a profissão, mas graças a Deus isso não foi obstáculo. Eu também tive a oportunidade de trabalhar com pessoas com deficiência e fui bastante acolhida na prefeitura. Hoje, sou muito grata por isso”, destacou a professora.

 

Acompanhando a filha Emanuelle Vitória, de 7 anos, em suas atividades, Antônio Cardoso de Brito, 47, ressalta a alegria da filha em fazer parte do projeto “Viva as diferenças”, da prefeitura. “Ela se desenvolveu muito com essas atividades, e isso é muito bom. Ela gosta bastante e sempre fica animada na hora de ir para as aulas. Eu fico muito feliz em poder participar junto com ela. A inclusão é muito importante em todos os aspectos”, afirma o pai de Emanuelle.

 

Fotos: João Viana / Semcom

 

Outras atividades

 

No CEL do bairro Armando Mendes, zona Norte, são realizadas atividades voltadas à terceira idade, como caminhada, ginástica terapêutica, dança de salão, forró, além das atividades de lazer. Para a professora de educação física, Valtimar Carneiro, 52, responsável pelas atividades dos idosos, o trabalho é gratificante e os resultados são rápidos.

 

“No CEL Armando Mendes atendemos 116 idosos inscritos. Aqui temos uma resposta quase que imediata dessas atividades para os idosos. Muitos chegam debilitados, fracos, com dificuldade de equilíbrio e, em poucos meses, nós conseguimos um bom resultado. É muito bom no aspecto social e emocional também, eles adoram conversar e compartilhar sobre o dia deles. Fazemos um trabalho completo e é gratificante”, finaliza a professora.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ao todo, a prefeitura possui aproximadamente 650 professores de educação física lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e na Semjel, que elaboram atividades diariamente nas unidades educacionais e nos centros de esporte e lazer, especialmente para cada faixa etária com aulas planejadas e atividades diferenciadas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.