25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/05/2022

Prefeitura de Manaus prepara mobilização para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Reprodução

Integrando a mobilização nacional alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai promover, na próxima sexta-feira, 20/5, uma ação para incentivar maior engajamento da sociedade na proteção de crianças e adolescentes.

 

A programação, que contará com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS– RCP/AM), será realizada no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona Sul, das 8h às 12h, com palestra abordando o tema “Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis); Atendimento às Crianças e Adolescentes; e Impacto na Sociedade e na Saúde”, além de atividades lúdicas e apresentação cultural com a participação de alunos da escola estadual Flávio Brito, da escola municipal Professor Waldir Garcia e de representantes do Projeto Strike (Teatro: valorizando a vida).

 

Segundo a chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Roxana Espinar, o tema do evento é “Nós fazemos bonito, faça bonito também”, como forma de chamar a atenção da importância do papel de cada pessoa no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

 

Veja também

 

Prefeito David Almeida reinaugura a UBS Mauazinho após obras de revitalização

 

Prefeitura de Manaus realiza homenagem aos garis em comemoração aos mais de 2,5 mil profissionais que atuam na capital

 

“Em 2021, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o município de Manaus registrou 1.084 casos de violência sexual, sendo que 925 foram registrados na faixa etária de até 19 anos. Para combater esse crime, é essencial que cada pessoa mantenha a atenção no cuidado com crianças e adolescentes, denunciando qualquer tipo de suspeita de agressão ou exploração sexual”, alerta Roxana Espinar.

 

Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 (serviço nacional) e do 0800 092 1407 (serviço municipal).

 

DATA

 

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Leinº 9.970/2000. Nesse dia, no ano de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, que morava na cidade de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada, drogada e cruelmente assassinada. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, carbonizado. Os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Com a repercussão do caso na época, houve uma forte mobilização dos movimentos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com a definição do Dia 18 de Maio como a data para marcar a campanha de mobilização nacional, para que todos os cidadãos se manifestem contra esse tipo de violência e de qualquer outra violência.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.