24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
28/11/2023

Prefeitura de Manaus promove evento para discutir ações articuladas de combate à desnutrição

Foto: Divulgação

Ações articuladas de combate à desnutrição

A Prefeitura Municipal de Manaus, em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus (Dsei Mao) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciou nesta terça-feira, 28/11, o “1º Workshop Abordagens Multidisciplinares na Desnutrição Infantil em Situações Emergenciais e Crises Humanitárias".

 

Aberto oficialmente pela titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o evento, que acontece na Universidade Paulista (Unip), localizado na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10, zona centro-Sul da capital, tem o objetivo de desenvolver um protocolo para implementação de estratégias necessárias para o combate à desnutrição infantil.

 

Shádia Fraxe enfatizou que iniciativa interinstitucional é um passo essencial para que as ações de enfrentamento à desnutrição infantil sejam assertivas. A secretária também pontuou que as equipes da Semsa estão empenhadas em discutir e trocar informações para a busca de alternativas sobre um problema que compromete o futuro das crianças.

 

Veja também

 

'É a esperança de que vamos encontrar um lugar mais seguro', diz a beneficiária reassentada pelo Prosamin+

 

Obra de alargamento na avenida Ephigênio Salles será finalizada após substituição de 700 metros de drenagem

 

“Do total de 200 profissionais, 82 são Semsa Manaus. São servidores que estão comprometidos em contribuir para a criação de um grupo de trabalho que reunirá protocolos e estratégias de enfrentamento ao problema da desnutrição infantil. Considerando que as unidades de saúde da Semsa são a porta de entrada do SUS, a contribuição da secretaria será essencial para fundamentar esses fluxos de atendimento”, salientou Shádia.

 

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, reiterou a proposta do evento, que é reunir profissionais da saúde de diferentes pontos da atenção, de baixa, média e alta complexidade, para discutir a desnutrição infantil na região do Amazonas com enfoque especial na capital.

 

A programação, segundo Lia Ferreira, foi cuidadosamente planejada para que os envolvidos possam dar suas contribuições e gerar alternativas em um espaço amplo de discussão.

 

“Nesta quarta-feira, 28, a programação foi composta por palestras sobre os vários aspectos relacionados ao cenário da desnutrição no Amazonas, em Manaus e a desnutrição infantil indígena. Amanhã, o dia será dedicado à formação de subgrupos que aprofundarão o tema. Este trabalho fundamentará a criação de propostas para a formação do Grupo de Trabalho que vai ter como produto o protocolo de cuidado dessa criança com desnutrição”, sintetizou Lia.

 

GRUPO DE TRABALHO

 

O “1º Workshop Abordagens Multidisciplinares na Desnutrição Infantil em Situações Emergenciais e Crises Humanitárias", também conta com a participação de profissionais e representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

A conclusão dos trabalhos, nesta quarta-feira, 29/11, será marcada pela escolha dos profissionais que integrarão o Grupo de Trabalho responsável por liderar o desenvolvimento do protocolo de cuidado destinado a crianças com desnutrição no Amazonas.

 

Para a oficial de Saúde e Nutrição em Emergências da Unicef, Neidiana Ribeiro, a ação interinstitucional é a melhor alternativa para discutir e elaborar protocolos para enfrentar a desnutrição infantil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A proposta do Unicef é a definição de um fluxo de assistência a crianças identificadas com desnutrição e também pensar junto com os envolvidos, um protocolo do manejo das que estão em situação de vulnerabilidade. É uma ação que precisa ser pensada com o Governo do Estado, com a Semsa, com o Unicef e Adra porque vários fatores precisam ser considerados. Precisamos qualificar os profissionais para uma assistência humanizada em tempo oportuno, para que a gente não tenha mais agravos”, sinalizou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.