07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
01/10/2021

Prefeitura de Manaus realiza mostra cultural em inglês e nheengatu em escola da zona ribeirinha

Foto: Reprodução

Cleomir Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma mostra cultural utilizando os idiomas inglês e o indígena, nheegatu, dentro do projeto “English For Kids”, na manhã desta sexta-feira, 1º/10, na escola municipal São José I, localizada na comunidade Nossa Senhora do Livramento, Tarumã Mirim, zona ribeirinha. Com o tema “Preservar a cultura é preservar a vida”, a ação reuniu alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que apresentaram o resultado dos trabalhos pedagógicos.

 

A programação na escola foi um diálogo em inglês e também em nheengatu, com a utilização de fantoches, sobre o aprendizado dos alunos. Além do teatro “diálogo bilíngue – aprendendo e preservando”, teve exposição de frutas regionais, de alimentos indígenas e degustação, o “cooking class”, tudo exposto nos dois idiomas.

 

A assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Kátia Florêncio, coordenadora do projeto “English For Kids”, afirmou que o trabalho pedagógico realizado pela escola com os alunos da comunidade é muito valoroso.

 

Veja também

 

Alunos municipais recebem medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia

 

Alunos da rede municipal de ensino recebem premiação do concurso de produção textual

 

“Essa oportunidade de voltar com mostras culturais é único. As crianças falam em inglês e interagem aqui com o público da zona ribeirinha. Nos meses de novembro e dezembro vamos dar continuidade às nossas na zona urbana”, concluiu.

 

A assessora de linguagem da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Semed, Larissa Batista dos Santos, enfatizou que foi um momento muito especial ao ver os alunos da zona ribeirinha aprendendo e mostrando seus trabalhos.

 

“Esse projeto é muito importante, principalmente para as crianças, para a comunidade, porque agrega cultura, linguagem e além disso ele amplia o multiletramento. São diversas formas de áudio, músicas e som aproveitando o regionalismo dessas crianças, o que elas têm da terra, da educação do campo com o internacional, com o inglês e com a língua nheengatu”, completou.

 

Para a professora de língua inglesa do projeto na escola, Ana Claudia Fagundes, o trabalho pedagógico tem tido bons resultados com os 60 alunos do projeto do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ela disse que 80% são indígenas das etnias baré e tukano.

 

“Por ser uma escola ribeirinha é de suma importância resgatarmos a cultura deles. A ideia foi trazer o regionalismo para dentro de uma língua estrangeira. Como alguns alunos estudam nheengatu nos Espaços de Estudos da Língua Materna de Conhecimentos Tradicionais, da Semed, que ensinam a cultura indígena e a língua, eu busquei pesquisar e conversar com os alunos”, disse a educadora, que também falou sobre o principal foco da ação.

 

No projeto desde o começo, a aluna do 4º ano, Elyssa Sabrina Belém de Oliveira e Silva, 9 anos, aprendeu o idioma na escola e já pensa em usar o que sabe, no futuro, quando viajar para outro país.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“O inglês é muito educativo, também quando eu for a outros países vou saber o idioma. Por exemplo, quando eu pedir alguma coisa ou perguntar algo, vou entender o idioma. Não tive muita dificuldade de aprender, porque me dediquei muito em ler, quis isso e também me esforcei”, enfatizou a estudante. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.