16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
29/02/2024

Prefeitura de Manaus realiza plantio e manutenção da arborização em quatro áreas da capital

Foto: Reprodução

Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realiza, ao longo desta semana, o plantio e manutenção da arborização pública em quatro áreas distintas da cidade.

 

Ao todo, serão plantadas trezentos e sessenta mudas nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Beira-Rio (Coroado) e São Jorge. Já os serviços de manutenção foram realizados no canteiro central e passeio público da avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul da capital.


As espécies plantadas ao longo desta semana são: jutairana, resendá, ipê-amarelo e lofantera (também conhecida como lanterneira, ou chuva-de-ouro da Amazônia), as quais tendem a atingir porte de árvores a partir dos cinco anos, após plantio em canteiros centrais, oferecendo os serviços ambientais de sombreamento, melhora de sensação térmica e estocagem de carbono – reduzindo, assim, os efeitos do fenômeno de ilhas de calor urbano.

  

Veja também

 

Gestão David Almeida realiza limpeza em igarapé do bairro de Petrópolis, Zona Sul de Manaus

 

Sejusc abre inscrições para 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia, em Manaus

 

Para o secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, a valorização do verde por parte da população é fundamental para a saúde e bem-estar. “Estamos levando o verde para onde há a necessidade, uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida, inclusive na solução de questões climáticas. A população pode fazer parte desta causa recebendo mudas gratuitamente e plantando em seus quintais, tendo assim, inúmeros benefícios na qualidade de vida”, enfatizou Stroski.

 

O Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears) da Semmasclima é responsável pelos serviços de plantio e manutenção da arborização pública de Manaus. “Até o fim do ano de 2024, o objetivo é realizar o plantio de 12 mil mudas, meta que faz parte do Plano Municipal de Arborização. Os períodos mais propícios para o plantio são nos meses chuvosos (janeiro a abril; novembro e dezembro)”, afirma a diretora em exercício do Dears, Laiane Torres.

 



DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MUDAS


A Prefeitura de Manaus realiza semanalmente a distribuição gratuita e itinerante de mudas das espécies frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais. Toda quarta-feira, um bairro e zona diferente da cidade é contemplado com o projeto. A população pode acompanhar o cronograma de distribuição por meio do perfil @semmasmanaus. Cada cidadão pode pegar até cinco mudas. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Foto: Divulgação / Semmasclima

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.