21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/04/2024

Prefeitura de Manaus reforça importância de suplementação com vitamina A para crianças menores de 5 anos

Foto: Divulgação/Semsa

Prefeitura de Manaus reforça que a suplementação de vitamina A para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

 A Prefeitura de Manaus reforça que a suplementação de vitamina A para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), está disponível nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A oferta da vitamina A faz parte das estratégias para garantir o desenvolvimento saudável do público infantil. Os endereços das unidades que possuem o suplemento podem ser consultados por meio do link: https://farmaciaestoque.manaus.am.gov.br/.

 

Em 2023, a Semsa registrou a administração de 10 mil e 500 cápsulas de vitamina A em bebês de 6 meses a 11 meses, e 50 mil e 700 cápsulas em crianças de 1 a 5 anos.

 

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, informa que a vitamina A (Retinol e Palmitato) pode ser administrada logo após a criança completar 6 meses de idade, e deve ser feita a cada seis meses, até que a criança complete os 5 anos de vida.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus lança projeto 'Coleta Seletiva Porta a Porta' para ampliar recolhimento de lixo reciclável

 

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta modelos de gestão para pesca de pequena escala na Amazônia

 

“É muito importante que as crianças recebam essa suplementação, porque a vitamina A é fundamental para a saúde ocular e para fortalecimento das defesas do organismo contra infecções. A carência desse suplemento pode aumentar a vulnerabilidade à cegueira e às diarreias, que em casos mais graves, podem levar ao óbito”, salienta.

 

O nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Victor Novais Costa, salienta que, ao buscar o serviço, a família precisa apresentar o documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação.

 

“A família pode buscar o serviço direto na sala de vacina da unidade da saúde, onde será avaliada a caderneta de saúde da criança. Ressaltamos que essa análise também pode ser feita no atendimento com outros profissionais de saúde, que poderão encaminhar a criança para realizar o procedimento”, acrescenta.

 

ESTRATÉGIA

 

Instituído em 2005 pelo Ministério da Saúde (MS), o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem o objetivo de prevenir a deficiência da vitamina entre as crianças por meio da suplementação de cápsulas.

 

Essa estratégia se torna fundamental, uma vez que a suplementação de vitamina A traz inúmeros benefícios para a saúde da criança, como a prevenção de problemas de pele, visão e infecções, e a promoção do crescimento e desenvolvimento infantil adequados.

 

O nutricionista Victor Novais Costa acrescenta que, apesar de receber a suplementação, as crianças devem manter uma alimentação adequada e saudável, consumindo alimentos ricos em vitamina A, como abacate, ovos, leite, iogurte, queijo, fígado e frutas e vegetais de cor amarelo-alaranjadas, como manga, mamão, cenoura, jerimum, pupunha e tucumã.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Vale destacar que manter uma alimentação rica com esses alimentos pode prevenir a ocorrência de outras deficiências nutricionais”, sintetiza Victor.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.