14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
16/03/2023

Prefeitura de Manaus reforça oferta da vacina meningocócica C para bebês, crianças e trabalhadores da saúde

Foto: Reprodução

Imunizante essencial na proteção contra a meningite, a oferta da vacina meningocócica C (conjugada) segue sendo reforçada pela Prefeitura de Manaus nas 171 salas de vacina da rede, distribuídas em todas as zonas da cidade.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explica que os bebês devem completar o esquema vacinal até os 12 meses de idade, mas o serviço também está disponível para crianças de até 10 anos de idade e trabalhadores da saúde.



A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informa que o esquema primário é de duas doses, sendo a primeira aos três meses de vida e a segunda aos cinco meses, além de uma dose de reforço aos 12 meses.

 

Veja também 

 

PAIC: Saúde abre inscrições para o Programa de Iniciação Científica em Vigilância em Saúde

 

Prefeitura de Manaus fortalece fluxo na saúde básica para dar celeridade ao rastreio do câncer do colo do útero

No ano passado, a cobertura vacinal da meningocócica C em crianças de até 1 ano chegou a 84,30% em Manaus, no entanto a meta é 95%.



“A vacina integra o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações desde 2010 e pedimos que os pais tenham atenção para essas doses, especialmente no primeiro ano de vida da criança, que é o tempo certo para fazer essa vacina. Os responsáveis devem levar os filhos à sala de vacina mais próxima, portando documeto oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacina”, orienta Isabel.



Para facilitar o acesso, a secretaria disponibiliza nove unidades que funcionam até as 20h em dias de semana, e das 8h às 12h aos sábados, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico. A lista com endereços e horários de todas as 171 salas de vacina pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

 


OUTROS GRUPOS

 

Foto: Divulgação / Semsa



Isabel Hernandes explica que o Ministério da Saúde também preconiza a vacinação com a meningocócica C para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que por algum motivo não completaram o esquema vacinal no primeiro ano de vida, e para trabalhadores da saúde de todas as idades, com esquema de uma dose.


O Ministério da Saúde emitiu um comunicado às coordenações de imunizações do país, no final do mês de fevereiro, para reforçar as recomendações em relação à aplicação da vacina meningocócica C.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A vacinação protege esses grupos e evita possíveis surtos da doença causados pelo sorogrupo C. É importante ressaltar que os adolescentes de 11 e 12 anos podem tomar a vacina meningocócica ACWY, que combate outro sorogrupo da doença. Precisamos do envolvimento de toda a população para ampliarmos a cobertura vacinal e termos uma sociedade protegida”, pontua Isabel. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.