24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
17/06/2021

Prefeitura de Manaus registra queda de 37% no número de faltosos para a segunda dose das vacinas contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Das pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac/Butantan, o número caiu de 8.079 para 7.544, e da AstraZeneca/Oxford, de 17.810 há oito dias, para 8.649.

A Prefeitura de Manaus vem registrando, na última semana, tendência de queda no número de faltosos para a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. No dia 8/6, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) computava 25.889 pessoas que ainda não haviam comparecido para concluir o esquema vacinal.Até as 12h desta quinta-feira, 17/6, esse número havia caído para 16.193, uma redução de aproximadamente 37%, em comparação com a semana anterior, e que representa 5,3% do total de segundas doses aplicadas até esta data.

 

Das pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac/Butantan, o número caiu de 8.079 para 7.544, e da AstraZeneca/Oxford, de 17.810 há oito dias, para 8.649.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, essa queda significa que as pessoas estão entendendo a importância do fechamento desse esquema vacinal, não só para a proteção individual, mas de toda a sociedade.

 

Veja também

 

 

Após Covid, pacientes sofrem com doenças que não tinham, aponta maior estudo sobre o tema

 

Casa Branca finaliza alocação de 80 milhões de vacinas contra Covid-19 ao exterior, parte virá ao Brasil

 

“A imunização é a melhor forma de proteção contra a Covid-19, mas só as duas doses garantem isso. Como toda e qualquer vacina, esses imunizantes podem causar algum tipo de reação, mas com certeza não provocarão adoecimento nas pessoas. É fundamental que quem tomou a primeira dose, vá tomar a segunda na data agendada. Caso tenha perdido o prazo, procure nossos postos o mais rápido possível”, alerta.

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o intervalo entre doses recomendado para a CoronaVac deve ser de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias. 

 

Do total de 416.126 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford, 8.649 já passaram dos 84 dias, intervalo entre as duas doses estabelecido pelo fabricante. Destes, 8.340 estão no grupo de faixa etária dos 18 aos 59 anos, sem comorbidades.

 

A primeira dose da CoronaVac/Butantan foi aplicada em 196.863 pessoas dos grupos prioritários elencados pelo MS no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Do total de 7.544 faltosos para a segunda dose desse imunizante, os maiores números são de trabalhadores da Saúde (3.163), de pessoas com comorbidades (2.102) e de faixa etária (2.055).

 

A secretária lembra que mesmo com o esquema vacinal completo, a proteção não chega a 100% e a prevenção deve ser permanente. “Independentemente de ter tomado as duas doses, é possível contrair o vírus. A vacina vai evitar as formas graves da doença e reduzir as possibilidades de óbito. As pessoas precisam ter em mente que, mesmo com o esquema vacinal completo, as medidas de prevenção como o uso da máscara, lavagem das mãos, evitar tocar os olhos, manter o distanciamento social devem ser mantidas”, finaliza.

 

Para facilitar o acesso às vacinas, a Semsa montou postos em todas as zonas da cidade e criou uma plataforma (https://imuniza.manaus.am.gov.br) por meio da qual é feito o agendamento de data, horário e local para o recebimento da dose.

 

“No Imuniza Manaus é possível, além de fazer o cadastro, ter acesso às informações sobre a data, horário e local agendados seja para a primeira ou segunda dose da vacina”, destaca Shádia.

 

O único posto que está aplicando a segunda dose da CoronaVac/Butantan é o da Escola de Enfermagem, que fica na rua Teresina, nº 495, em Adrianópolis, que também é exclusivo para o atendimento aos trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento. A segunda dose da AstraZeneca/Oxford pode ser encontrada em qualquer um dos outros sete pontos disponibilizados pela Semsa em toda a cidade.

 

Locais de vacinação

 

Zona Oeste

 

Balneário do Sesc/AM (avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto)

 

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro)

 

Zonas Sul e Centro-sul

 

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2.222, Crespo)

 

Universidade Paulista – Unip (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)

 

Zona Leste

 

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1)

 

Zona Norte

 

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, 119, Cidade Nova)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Estacionamento do supermercado Coema (avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.