25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
22/01/2023

Prefeitura disponibiliza o pré-natal odontológico para prevenção de riscos à mãe e ao bebê

Foto: Reprodução

Um dos serviços ofertados pela Prefeitura de Manaus na atenção à saúde das gestantes é o pré-natal odontológico, que nem sempre é lembrado pelas usuárias. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destaca que o acompanhamento com o cirurgião-dentista é fundamental para a prevenção de riscos à saúde da mãe e do bebê, e pode ser acessado em 141 unidades básicas do município.

 

No último quadrimestre do ano passado, de setembro a dezembro, 7,2 mil grávidas realizaram o pré-natal odontológico nas unidades da Semsa, o que representa cerca de 81% das gestantes cadastradas na rede.

 

A cirurgiã-dentista Shirley Passos, técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, explicou que esse tipo de consulta pode ser feita em todas as fases da gestação, inclusive após o nascimento do bebê, quando ele deve ser levado para realizar ao menos duas consultas odontológicas no seu primeiro ano de vida.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus participa de oficina do Ministério da Saúde para qualificar atenção ao pré-natal

 

Prefeitura de Manaus destaca importância do pré-natal do parceiro em webconferência

 

 

“O pré-natal odontológico visa tratar os problemas bucais relacionados à cárie e doença periodontal, e também prevenir possíveis agravos que possam desencadear problemas com a saúde do bebê, como aborto espontâneo, partos prematuros, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer. Quadros de gengivite, hiperplasia gengival, granuloma piogênico e alterações salivares são alguns dos problemas que podem acontecer com frequência na gestação”, informou.

 

A cirurgiã-dentista observou que o atendimento odontológico das gestantes ainda é um assunto controverso, principalmente por conta de mitos, baseados em crenças antigas, de que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê. Alguns mitos também podem levar à insegurança e até mesmo adiar o tratamento odontológico.

 

“A gestante precisa entender que nessas consultas o profissional realiza o diagnóstico de possíveis agravos bucais e presta orientações sobre diversos assuntos, como higiene bucal e práticas saudáveis, alimentação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê, amamentação exclusiva até os seis meses e efeitos prejudiciais do uso da chupeta e mamadeira. Então, só vai contribuir mais ainda com o acompanhamento realizado no pré-natal tradicional”, detalhou Shirley.

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA 

 

A Semsa Manaus realiza, rotineiramente, capacitações com as equipes de saúde bucal para qualificar a oferta do pré-natal odontológico, beneficiando as gestantes do município. Atualmente, 141 unidades básicas contam com essas equipes, distribuídas em todas as zonas geográficas da capital.

 

“Quando necessário, o cirurgião-dentista da atenção básica realiza o tratamento na própria unidade, mas em casos de maior complexidade, as usuárias recebem o encaminhamento para profissionais especializados nos Centros de Especialidades Odontológicas da Semsa”, pontuou Shirley.

 

Fotos:Divulgação / Semsa

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para acessar o serviço, as gestantes devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima, onde receberão as devidas orientações sobre agendamento, ou quais unidades das proximidades ofertam o serviço. A lista de unidades de saúde da Semsa pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.