30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
15/04/2024

Prefeitura realiza curso informal de autocuidado para diabéticos e hipertensos na Zona Norte de Manaus

Foto: Divulgação / Semsa

Prefeitura de Manaus abre uma nova turma do Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos, na quarta-feira e na quinta, 17 e 18/4.

 Visando qualificar as pessoas com hipertensão arterial ou diabetes para o controle dessas condições e a prevenção de agravos comumente associados a elas, a Prefeitura de Manaus abre uma nova turma do Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos, na quarta-feira e na quinta, 17 e 18/4. A nova turma do curso, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é voltada a usuários da Zona Norte e acontecerá no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul.

 

O curso será realizado no horário matutino, com início às 8h30 nos dois dias. Os interessados podem realizar a inscrição, de forma presencial e gratuita, na USF Amazonino Mendes, na avenida da Esperança, 550, ou na USF Dr. José Figliuolo, na rua Rio Maicuru, s/n, conj. Viver Melhor, ambas situadas no bairro Lago Azul.

 

No curso, os usuários terão orientações sobre autocuidado, hábitos saudáveis, qualidade de vida e prevenção de doenças ligadas à hipertensão arterial e ao diabetes, a exemplo de insuficiência renal, pé diabético e doenças cardíacas. A formação inclui conhecimentos básicos acerca das condições crônicas, e noções de outras áreas da saúde, como educação física, saúde bucal, farmácia e nutrição.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

 

Saúde quer vacinar 130 mil indígenas até 12 de maio

 

“Também vamos apresentar aos participantes o programa HiperDia, ofertado na rede básica municipal e que é voltado justamente ao cadastro e acompanhamento de usuários hipertensos e diabéticos”, antecipa a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, enfermeira Nádia Brito.

 

 

Segundo Nádia, o curso informal reúne conhecimentos essenciais para o dia a dia de usuários com condições crônicas, incluindo cuidados na aferição da pressão arterial; manejo de insulinas e outras medicações; cuidados com os pés; higiene bucal; alimentação saudável, com foco em plantas, frutas e verduras regionais; e benefícios das atividades físicas e das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (Pics).

 

 

“Essas orientações e cuidados contribuem para que a pessoa consiga manter seus indicadores de saúde em níveis adequados, propiciando para ele ou ela maior qualidade de vida e bem-estar, e prevenindo doenças decorrentes da hipertensão e do diabetes”, aponta Nádia.

 

 

A turma será conduzida por uma equipe multidisciplinar, contando com profissionais das USFs Amazonino Mendes e Dr. José Figliuolo, gerenciadas pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, entre enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e cirurgiões-dentistas.

 

Fotos: Divulgação / Semsa

 

PRÓXIMA TURMA

 

Após a Zona Norte, a Semsa Manaus realiza uma nova turma do Curso Informal sobre Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos para os usuários hipertensos e diabéticos da área do Disa Oeste, nos dias 24 e 25 deste mês, também no horário matutino. A atividade será no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, bairro Compensa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

As inscrições para a próxima turma da formação são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/PLWyAVCWGBeTMxVG9.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.