NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
Presidente da OAB-RJ Confronta Militar Após Prisão Arbitrária de Advogado em Unidade da Marinha. VEJA VÍDEO
Foto: Reprodução

Um intenso confronto entre o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-RJ, James Walker, e um capitão-tenente da Marinha marcou a madrugada e manhã desta terça-feira (14) no Rio de Janeiro.

 

O advogado Adriano Carvalho da Rocha foi detido na segunda-feira (13) no 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, após tirar uma selfie enquanto protocolava um documento para um cliente. Acusado de crime contra a Segurança Externa do País, segundo o Código Penal Militar, Adriano ficou incomunicável por cerca de duas horas, sem acesso a banheiro, chegando a urinar na calçada.

 

Após ser acionado, Walker e outros dez advogados da OAB-RJ se dirigiram à unidade militar para garantir a liberação de Adriano. Eles relataram resistência e deboche por parte dos militares, que dificultaram a soltura do advogado. Uma primeiro-tenente chegou a solicitar um exame de sanidade mental para Adriano, o que foi recusado pelo advogado por considerar a solicitação irregular.

 

Veja também

 

Filha de idoso espancado por pastor em Manaus afirma: 'A Justiça terrena vai resolver sim!'. VEJA VÍDEOS

 

PROIBIDO PARA MENORES! Vaza vídeo de estudantes fazendo sexo em sala de aula. TUDO FILMADO. VEJA

 

Na manhã de terça-feira, durante o exame de corpo de delito na 5ª Delegacia de Polícia, o capitão-tenente Wagner Monteiro Moura sugeriu o uso de força contra o advogado, o que gerou a reação imediata de Walker.

 

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ confrontou o militar, defendendo as prerrogativas do advogado e denunciando a tortura sofrida na unidade militar.

 

A intervenção do juiz federal da Justiça Militar, Claudio Amin Miguel, que convocou uma audiência de custódia, foi decisiva para a libertação de Adriano. A procuradora da Justiça Militar, Hevelize Jourdan Covas Pereira, e o juiz-auditor consideraram a prisão inadequada, concedendo liberdade ao advogado. Walker registrou queixa contra os militares envolvidos na prisão por abuso de autoridade na 5ª DP e na Polícia Federal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

 VEJA VÍDEO:

 

 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.