NOTÍCIAS
Política
Presidente do México agradece ao Brasil por resguardar embaixada mexicana no Peru após crise diplomática
Foto: Reprodução

O Brasil assumiu a representação entre México e Peru para evitar conflitos e garantir segurança aos aliados do governo mexicano

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, manifestou nesta segunda-feira (26) seu agradecimento ao governo do Brasil por ter aceitado resguardar as instalações da embaixada mexicana em Lima, no Peru, após a ruptura das relações diplomáticas entre os dois países.

 

Sheinbaum explicou que a medida foi adotada em conformidade com protocolos internacionais, vigentes mesmo quando não há relações diplomáticas formais entre países, e que o Brasil — com consentimento das autoridades peruanas — assumiu a proteção da missão diplomática mexicana, incluindo a embaixada e seus bens, após o Peru ter cortado laços com o México.

 

Veja também 

 

Malafaia critica Flávio Bolsonaro e defende Tarcísio de Freitas como principal nome da direita para 2026

 

Moraes determina que PM envie relatório detalhado sobre rotina e visitas de Bolsonaro na prisão

A decisão ocorre no contexto de uma crise entre México e Peru desencadeada em novembro de 2025, depois que o governo mexicano concedeu asilo político à ex-primeira-ministra peruana Betssy Chávez, que permanece nas dependências da embaixada aguardando um salvo-conduto para deixar o país.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O gesto foi destacado pela presidente mexicana como um exemplo de cooperação entre países aliados, enquanto a situação política na região segue sob observação interna e internacional 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.