Nova presidente do México, a primeira mulher a assumir o cargo, Claudia Sheinbaum toma posse em momento de tensão na América Latina
A nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, tomou posse nesta terça-feira (1º/10) em cerimônia no Palácio Legislativo de San Lázaro, a sede da Câmara de Deputados do país. Ela é a primeira mandatária mulher do país.
Durante a cerimônia, Sheinbaum proferiu o juramento e recebeu a faixa presidencial das mãos de Ifigenia Martínez, presidente da Câmara dos Deputados, que, por sua vez, a recebeu de Andrés Manuel López Obrador, antecessor de Claudia.
A nova presidente jurou “desempenhar com lealdade e patriotismo o cargo” e buscar “o bem e a prosperidade da união”. Ela também citou o ex-mandatário como “irmão e amigo”.
Veja também
Irã prepara ataque com mísseis, e Israel diz estar em ''alta prontidão''
Mais de 3 mil brasileiros já pediram ao Itamaraty para deixar o Líbano
“É hora de transformação e é hora das mulheres”, afirmou.
A solenidade contou com a participação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O titular do Planalto pousou em solo mexicano no domingo (29/9) e é esperando, ainda nesta tarde, em um almoço de comemoração da posse de Sheinbaum.
Antes da cerimônia, Lula elogiou a líder. Os dois se reuniram em uma agenda privada na noite de segunda-feira (30/9). “O mundo vai se surpreender com a qualidade da presidente do México. Ela é uma mulher extremamente preparada, do ponto de vista político, é uma mulher extremamente simpática, é uma mulher que vai fazer com que as mulheres sintam orgulho de entrar na política”, disse o presidente.
“Espero que ela, com o jeito dela de fazer política, possa contribuir para que as mulheres do mundo inteiro percebam que está na hora das mulheres, que são maioria em todos os países do mundo, entenderem que política é coisa de mulher.”
A nova presidente do México assume o país em um momento de tensão na América Latina após as eleições na Venezuela. Nações como Brasil, México e Colômbia tentaram mediar a crise política acentuada pela reeleição de Nicolás Maduro em um pleito com suspeitas de fraude.
O então presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, havia abandonado o plano devido à resistência de Sheinbaum em se envolver.
Sheinbaum, de 61 anos, é do mesmo partido de López Obrador e atuou anteriormente como prefeita e secretária de Meio Ambiente da Cidade do México.
Ela é formada em engenharia com especialização em energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e já trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A nova presidente possui reconhecimento na vida acadêmica, com prêmio da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) de melhor jovem pesquisador em engenharia e inovação tecnológica.
Fonte: Metrópoles