NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população
Foto: Kerolyn Leigue/Seas

Unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população

Administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o restaurante popular Prato Cheio de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foi o primeiro a ser inaugurado pelo Governo do Amazonas no interior do estado. A unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população, especialmente a de Manacapuru.

 

No município, a unidade fica localizada na rua Quintino Bocaiuva, nº 1288, bairro Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Inaugurado no dia 2 de dezembro de 2021, a unidade já serviu mais de 290 mil refeições até hoje.

 

Desde a implantação, o Prato Cheio de Manacapuru tem garantido a dignidade e apoio a muitas famílias na região, como é o caso de Walderiza Monteiro, 60 anos, que trabalha como feirante e não tinha um local acessível para almoçar antes da unidade do Prato Cheio ter chegado em Manacapuru.

 

Veja também

 

Quadrilha é presa com arsenal de guerra e espada samurai no município de Coari, interior do Amazonas

 

Mais da metade dos municípios do Amazonas fecha primeiro bimestre sem nenhum caso de homicídio

 

 

"Eu trabalho como feirante e antes eu não tinha onde almoçar, precisava ir em casa para me alimentar, mas com a abertura desse restaurante, com apenas R$ 1, consigo comprar um prato de comida. A comida também é uma delícia, todos os pratos são meus favoritos, sempre venho aqui na companhia de meus netinhos", contou.

 

Outra beneficiada com o programa, no município de Manacapuru, é Rosenilda Pereira, de 59 anos. Ela conta que não tinha condição de pagar por um almoço, se quisesse. Mas, agora, com o Prato Cheio ela tem acesso a refeição de qualidade e segurança alimentar.

 

Rosenilda Pereira 

 

"Quando eu fazia o trajeto de ir ao centro e na volta queria almoçar, era sempre muito caro e eu não tinha condições de pagar. Mas, agora, a gente tem a opção de comer aqui. Um local bom e barato que atende os mais necessitados”, disse.

 

Além de proporcionar dignidade, segurança alimentar e refeição de qualidade por um preço acessível, o programa Prato Cheio também gera emprego e renda aos colaboradores que trabalham para atender a população. Em Manacapuru, são dez funcionários treinados e capacitados para o serviço.

 

"Hoje, nós somos uma equipe de dez pessoas no Prato Cheio de Manacapuru e, através desse programa, nós atendemos aqui, diariamente, 400 pessoas que realmente necessitam dessa alimentação adequada e nós agradecemos muito ao Governo do Estado por esse programa ter chegado ao nosso município.

 

Müller Pereira 

Nós somos gratos a isso", disse o colaborador da unidade e também morador de Manacapuru, Müller Pereira. A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destaca o avanço das políticas públicas da Assistência Social com a expansão do programa Prato Cheio para as comunidades do interior, tendo como ponto de partida o município de Manacapuru.

 

“A expansão do programa para além da capital reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a assistência social, assim garantindo que as famílias que vivem em áreas distantes tenham acesso a um alimento nutritivo e digno, com segurança alimentar. O Prato Cheio de Manacapuru já serviu mais de 290 mil refeições, desde a sua inauguração, e isso é um grande avanço se levarmos em consideração que o município não possuía unidade do Prato Cheio", disse.

 

PRATO CHEIO

 

 

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

 

Fotos:Kerolyn Leigue/Seas

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.