24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
10/02/2024

Primeiro satélite 6G do mundo é lançado por operadora chinesa

Foto: Reprodução

A China Mobile, tida como a maior operadora de telefonia do mundo, lançou o primeiro satélite compatível com a conexão 6G. O equipamento será usado para testes da próxima geração de internet móvel e deve ser muito importante para o desenvolvimento da tecnologia.

 

De acordo com o jornal estatal China Daily, o satélite tem autonomia própria e é considerado de “órbita-baixa", cobrindo mais facilmente buracos na cobertura de internet. A operadora de telefonia destacou que a nova tecnologia deve ser 50 vezes mais rápida que o 5G.

 

As tecnologias de hardware e software usadas no equipamento foram produzidas dentro da própria China e o dispositivo foi lançado juntamente com um outro satélite 5G. O lançamento chinês é tido como um grande avanço para a próxima rede móvel de internet.

 

Veja também

 

Japão anuncia investimento de R$ 1,4 bilhões em pesquisa de chips

 

Vestígios espaciais são encontrados em tesouro da Idade do Bronze

 

Contudo, muitos países ainda não conseguiram estabelecer uma ampla rede de conexão 5G, como o Brasil, por exemplo, onde um estudo da Conexis Brasil Digital apontou que só cerca de 7% das cidades possuem uma legislação adaptada para receber o 5G.

 

 

O 6G possui várias diferenças em relação ao 5G, que começam pela arquitetura do satélite. A nova geração conta com vários os pontos de conexão, formando uma espécie malha. Já a “órbita baixa” vai ajudar a diminuir os atrasos, com uma latência de 1 milissegundo.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além disso, o 6G terá o suporte de inteligência artificial para auxiliar na queda e na perda de pacotes, otimização de gastos energéticos e dispositivos mais eficientes. A tecnologia pode começar a se proliferar pelo mundo a partir de 2030.

 

Fonte: Tudo Celular

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.