NOTÍCIAS
Geral
Produção industrial cresce em 11 de 15 locais em fevereiro, aponta IBGE
Foto: Xu wu/Getty Images

Resultado indica recuperação após queda em janeiro, com avanço puxado por estados ligados à extração e alimentos

A produção industrial brasileira avançou em fevereiro de 2026, com resultados positivos em 11 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados divulgados nesta quinta-feira. O crescimento acumulado entre janeiro e fevereiro foi de 0,9%, marcando o segundo mês consecutivo de alta na produção industrial.

 

Entre os estados que mais se destacaram estão Espírito Santo, que registrou aumento expressivo, e Rio Grande do Sul, que também apresentou forte desempenho. Por outro lado, locais como Mato Grosso e Goiás tiveram quedas na produção neste mesmo período.

 

Apesar da variação positiva na margem, os números ainda mostram desafios para o setor. No confronto de fevereiro de 2026 com o mesmo mês de 2025, a produção industrial apresenta recuo em algumas unidades da federação, refletindo dificuldades na comparação anual.

 

Veja também

 

Certidão de óbito de ''Sicário'' não esclarece causa da morte e amplia dúvidas sobre caso Vorcaro

 

Corpo de jovem que desapareceu após sair de cursinho é encontrado em Jundiaí

 

Especialistas apontam que parte do avanço recente se deve à recomposição de estoques após quedas observadas no final de 2025, o que ajuda a explicar a recuperação pontual da atividade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

O desempenho industrial é acompanhado de perto por analistas porque influencia outros indicadores econômicos importantes, como emprego e exportações, além de servir de termômetro para a atividade econômica em um cenário em que o setor ainda busca estabilidade frente a riscos externos e internos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.