18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
16/03/2023

Professor afastado por elogiar nazismo volta às aulas em Santa Catarina e diz admirar Hitler. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Um professor de história da rede estadual de ensino de Santa Catarina foi filmado por alunos elogiando o ditador alemão Adolf Hitler durante uma aula na última terça-feira, 14, em Imbituba, no interior do Estado (veja acima). O educador já é investigado desde novembro do ano passado pela Polícia Civil.

 

O docente chegou a ser afastado do cargo em novembro de 2022 por 60 dias, após elogiar, por meio de conversas via WhatsApp, o regime alemão que causou o genocídio durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, o homem afirmou que “Hitler foi melhor que Jesus” e que "queria colocar eleitores do PT em uma câmara de gás".

 

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Leonel Radde compartilhou o vídeo do episódio desta terça em seu perfil e exigiu providências. "Absurdo! Os neonazistas não têm mais vergonha. O criminoso já havia sido afastado por apologia ao nazismo. Exigimos providências! Não passarão", escreveu o político. No vídeo, um aluno questiona: "O professor chega a apoiar o que ele [Adolf Hitler] fez?". O professor então responde: "sim, claro" e depois acrescenta que tem "uma admiração por Hitler".

 

Veja também

 

Vereadora do PT perde mandato por denunciar suposta apologia do nazismo em Santa Catarina

 

Morre Adriana Dias, uma das principais pesquisadoras de neonazismo do Brasil

 

Falas de professor denunciadas em novembro de 2022

Foto:Reprodução

 

Em nota enviada ao Terra, a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que existe um processo em andamento. A SED informa também que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.

 

O delegado Juliano Baesso afirmou que já existe um inquérito policial instaurado na Delegacia de Imbituba contra o professor, que investiga os delitos de apologia ao crime, previsto no código 287 do Código Penal, e de apologia do nazismo, que se enquadra na Lei 7.716/1989. "Esse inquérito foi instaurado no final do ano de 2022, mais precisamente após o resultado do 2º turno das eleições presidenciais", explicou a autoridade policial ao Terra.

 

De acordo com o delegado, ano passado, após o recebimento da denúncia, instauração de inquérito e oitiva do testemunhas, ele representou ao Poder Judiciário pelo afastamento preventivo do professor de seu cargo. O pedido foi deferido pela Justiça. "Porém, [o Poder Judiciário] afastou ele do cargo por determinado prazo e provavelmente agora em fevereiro venceu esses dias e, por isso, ele voltou a ministrar as aulas. Também em novembro de 2022 eu representei por mandado de busca e apreensão na residência dele.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O mandado foi cumprido e apreendemos computadores e celulares", diz.Em um dos aparelhos telefônicos, a polícia encontrou as mensagens de apologia ao nazismo que haviam sido escritas pelo professor e constavam na denúncia. Após o episódio de terça-feira, a Polícia Civil também anexou no inquérito o vídeo das falas do educador. O inquérito policial está em fase de conclusão.

 

Fonte:Terra

 

VEJA VÍDEO:
 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.