26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/06/2021

Professor que criou holografia para ajudar no ensino desenvolve projeção em tamanho real na sala de aula

Foto: Arquivo Pessoal

Este novo projeto de holograma em tamanho real do professor Alberto Rodrigues dos Santos, de Piraju (SP), é realizado na própria escola com relatos dos alunos que frequentam as aulas presenciais.

Após muita dedicação e criatividade para fazer holografias caseiras com técnicas do tridimensionalismo para ajudar no ensino dos alunos, o professor de arte Alberto Rodrigues dos Santos, de Piraju (SP), aperfeiçoou um de seus projetos e criou novas projeções em tamanho real para incentivar os alunos durante as aulas.

 

Neste novo projeto, a holografia em tamanho real foi feita para ser utilizada na escola com relatos dos próprios alunos que estão frequentando as aulas presenciais.

 

No entanto, segundo o professor, para aqueles que seguem nos estudos a distância, ele produziu, higienizou e enviou para a casa dos estudantes cerca de 50 displays para que eles acompanhassem as histórias contadas pelos colegas em sala de aula.

 

Veja também

 

Homem voa com 'mochila de helicóptero elétrico' em praia na Austrália por André Lucena


A cor da sua língua pode indicar algo importante sobre a sua saúde. Descubra!

 

 

Em entrevista ao G1, o "professor do holograma" contou que a holografia em tamanho real, como meio de comunicação e expressão, sobretudo em tempos de distanciamento social, pode dar voz aos alunos e incentivá-los a compartilhar experiências e histórias vivenciadas por eles.

 

"Meu maior problema em relação à isso foi pensar como eu poderia ajudá-los nessa atividade de troca de relatos e a minha solução foi um holograma em tamanho real", diz.

 

De acordo com ele, a ideia de aperfeiçoar um projeto anterior e criar uma holografia em tamanho real se concretizou depois do anúncio da retomada das aulas presenciais no início do ano.

 

"Logo já comecei a pensar na possibilidade de não deixar nenhuma das crianças para trás do projeto, porque há alunos novos. Então fiz uma unificação do projeto anterior, 'professor holográfico', e esse novo projeto em tamanho real. É apenas um aperfeiçoamento do anterior", relatou Alberto.

 

Professor cria projeto holográfico para ensinar os alunos à distância — Foto: Alberto Rodrigues dos Santos/Arquivo Pessoal

Professor cria projeto holográfico para ensinar os alunos à distância

Foto: Alberto Rodrigues dos Santos/Arquivo Pessoal

 

Para ele, o fato de ter uma equipe na gestão escolar participativa abriu caminhos para outras possibilidades e desenvolver novos projetos aos alunos, sendo um deles, o projeto que abordava questões sobre o consumo e foi contemplado com um prêmio que incentiva ideias inovadoras no ano passado.

 

"É uma equipe muito ativa e participativa, que nos ajuda e incentiva na criação de projetos dentro da escola e não nos deixa sozinhos", conta.

 

Criação em tamanho real

 

Holografias em tamanho real são criadas por professor de arte no interior de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Holografias em tamanho real são criadas por professor de

arte no interior de SP

 

Para criar as holografias em tamanho real o professor explicou que foi necessário realizar diversos testes em superfícies transparentes e aplicar verniz para deixar a aparência mais opaca. Em seguida, ele posicionou o material de acrílico sobre uma mesa, gravou os relatos e projetou na parte traseira da superfície transparente.

 

"Tudo foi feito de maneira simples e com materiais possíveis e fáceis de serem encontrados", explica.


De acordo com ele, para as turmas que estão frequentando as aulas presenciais, há um holograma em tamanho real que é compartilhado na escola entre eles, seguindo todos os protocolos sanitários.

 

"Quando falamos em holografia, as pessoas acreditam que é algo praticamente impossível, mas a questão é justamente pesquisar soluções possíveis na cidade e região em que vivemos ou atuamos e procurar materiais acessíveis que dessem o mesmo efeito de holografias mais caras.

 

A pesquisa é necessária no desenvolvimento de projetos, especialmente naqueles em que envolvemos tecnologia e pedagogia".
Segundo Alberto Rodrigues, a criação de projetos como esse que podem contribuir efetivamente para um mundo melhor é de missão cumprida.

 

"Quando conseguimos desenvolver e realizar projetos que dá frutos e possibilita a transformação de um indivíduo para um mundo melhor, faz com que a gente se sinta, de alguma forma, importante na vida de alguém. O sentimento maior é de missão cumprida e de que é possível com motivação realizar novos projetos de qualidade mesmo em uma escola que é pública", finaliza.

 

Projeto Professor Holográfico

 

Professor cria projeto holográfico para ensinar alunos durante a pandemia  — Foto: Arquivo Pessoal

Professor cria projeto holográfico para ensinar alunos durante a pandemia

Foto: Arquivo Pessoal

 

No projeto de holografia antecessor, o professor abusou da criatividade e da tecnologia para tentar atrair a atenção dos alunos nas aulas a distância, implantada nas escolas como medida de isolamento por causa da pandemia de coronavírus.

 

Em entrevista ao G1 na época, Alberto explicou que a ideia de se comunicar por intermédio de um holograma caseiro surgiu há alguns anos, em um outro projeto onde um dos questionamentos era a presença física das pessoas.

 

Segundo ele, os alunos participaram de um estudo sobre os tipos de comunicação, onde foi abordado desde a comunicação via carta até a holografia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

No entanto, com os reflexos causados pela Covid-19 e com o objetivo de minimizar o distanciamento social, o professor sentiu a necessidade de encontrar um novo significado ao projeto e colocar em prática a teoria.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.