24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
10/07/2020

Programa Médicos Especialistas de Autazes atende 870 pessoas nas duas primeiras semanas

Foto: Divulgação

Programa Médicos Especialistas de Autazes

O Programa Médicos Especialistas lançado há duas semanas em Autazes (a 113 km de Manaus) pela Prefeitura Municipal, totalizou 870 pessoas atendidas nas duas primeiras semanas de atividades.

 

O prefeito Andreson Cavalcante (PSC) e a equipe de saúde avaliam de forma positiva esse primeiro momento do programa, criado para ampliar e intensificar o setor de saúde no município.

 

"Estamos na luta para atender as expectativas de nossa gente, sabemos das dificuldades na área da saúde em todo o interior do Estado, mas estamos vencendo esse desafio viabilizando mais oportunidade de cuidados para a população, e que sirva de espelho para outros municípios também. Saúde sempre foi e deve ser prioridade, precisamos sair do básico e avançar com mais opções de tratamento, esse é um dos nossos compromissos", explica o prefeito Andreson.

 

Veja também

 

Banda de forró é investigada por suposta fraude em licitação na Prefeitura de Itamarati, no Amazonas

 

IMAGENS FORTES! Homem é baleado no peito e morre a caminho do hospital após se envolver em tiroteio no município de Tabatinga, interior do Amazonas

 

A secretária de saúde do município, Gigellis Duque Vilaça, explica que os atendimentos funcionam de acordo com as demandas da população, e relatou as prioridades desses primeiros dias. "Nesse primeiro momento a maior procura foi de ginecologista, otorrino e cardio. Esses atendimentos são direcionados para quem tem encaminhamento para esses especialistas, que vêm ao município três dias na semana, às sextas, sábados e domingos, e atendem horário normal: manhã e tarde, além do acompanhamento posterior ao paciente", explica.

 

A equipe também está seguindo as normas de segurança por conta da pandemia Covid 19, e evitando aglomeração nos locais de atendimento, tendo em vista que a procura foi intensa nos primeiros dias, conforme explicou a coordenadora do programa, enfermeira Girlane Sampaio Melo.

 

"Na primeira semana foram 480 atendimento,em que dividimos por turno durante os três dias. Já na segunda semana, foram 390 pacientes, para ginecologista, pneumologista, urologista e gastro, todos sendo realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diferenciadas. Ainda tivemos que reduzir 16 pacientes por turno para evitar aglomeração que serão atendidos posteriormente", ressalta a coordenadora.

 

Girlane Sampaio explica também como funciona o atendimento para quem quiser tirar as dúvidas antes de procurar. "O agendamento é feito nas UBSs do município, passa pelo clínico, o médico solicita encaminhamento, e na recepção já é agendado. Na quarta-feira, eu faço uma ronda presencial em todas as UBSs para pegar esses encaminhamentos, verifico o dia em que o especialista vai atender, encaixo os pacientes e informo a cada um deles".

 

Fotos: Divulgação

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Dentre as 14 especialidades que o programa trabalha para oferecer, já estão disponíveis os atendimentos para ginecologista, pneumologista, urologista, cardiologista, dermatologista, pneumologista, geriatra e otorrino.

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.