Incentivo financeiro ajuda milhões de estudantes a continuar na escola e melhora indicadores educacionais no país.
Criado há dois anos, o programa Pé-de-Meia tem apresentado resultados significativos na educação brasileira. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa reduziu em 43% o abandono escolar no ensino médio. A taxa de evasão, que era de 6,4% em 2024, caiu para 3,6% em 2025.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento realizado em Fortaleza nesta quarta-feira (1º), que marcou a inauguração da primeira fase do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Ceará.
Durante a cerimônia, o presidente destacou a importância do investimento em educação para o desenvolvimento do país. Segundo ele, nenhuma nação alcança crescimento sustentável sem priorizar a formação da população.
Veja também

Cursos gratuitos impulsionam qualificação profissional para fortalecer o turismo no Amazonas
Prouni: divulgado resultado da lista de espera do 1º semestre de 2026
INCENTIVO FINANCEIRO FAZ DIFERENÇA
O Pé-de-Meia funciona como uma espécie de poupança estudantil, oferecendo incentivos financeiros para que jovens permaneçam na escola até a conclusão do ensino médio.
Camilo Santana ressaltou que o programa tem impacto direto na vida dos estudantes, especialmente aqueles que antes precisavam abandonar os estudos para ajudar na renda familiar.
Além da redução da evasão, o MEC aponta outros avanços importantes. A taxa de reprovação caiu 33% entre 2024 e 2025, enquanto o atraso escolar conhecido como distorção idade-série teve queda de 27,4%.
No 3º ano do ensino médio, a melhora foi ainda mais expressiva, com redução de 63% nesse indicador, mostrando maior fluxo escolar e progressão dos alunos.
Desde sua criação, o programa já beneficiou cerca de 5,6 milhões de estudantes, o equivalente a 54% dos alunos do ensino médio da rede pública no Brasil.
O investimento do governo federal na iniciativa, conhecida como Poupança do Ensino Médio, chegou a R$ 18,6 bilhões nos anos letivos de 2024 e 2025.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA
A participação no Pé-de-Meia é automática para estudantes matriculados na rede pública e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Ao longo do ensino médio, os valores acumulados podem chegar a R$ 9,2 mil por aluno, incluindo um bônus de R$ 200 para quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio.
Os estudantes podem acompanhar informações sobre pagamentos, situação escolar e regras do programa por meio da plataforma Gov.br, além de contar com canais de atendimento como o telefone 0800-616161.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Com resultados expressivos em pouco tempo, o Pé-de-Meia se consolida como uma das principais estratégias para combater a evasão escolar no Brasil, ampliando o acesso e a permanência de jovens na educação básica.