NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Projeto abre inscrições em Manaus para formar jovens fotógrafos com bolsas de R$ 450
Foto: Divulgação

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente pelo perfil oficial do coletivo no Instagram

O coletivo Arte Ocupa abre, nesta terça-feira (15), as inscrições para a primeira edição do projeto “Olhai por Nós – A Visão da Juventude Amazônida”, iniciativa que vai selecionar 10 jovens de áreas periféricas de Manaus para uma formação gratuita em fotografia. Além das oficinas com profissionais da área, os participantes receberão uma bolsa mensal de R$ 450 durante os três meses de atividades.

 

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente pelo perfil oficial do coletivo no Instagram e seguem abertas por um mês. Ao longo do curso, os alunos terão acesso a oficinas teóricas e práticas conduzidas por fotógrafos convidados, além de utilizarem câmeras digitais disponibilizadas pelo projeto ou seus próprios celulares.

 

Voltado para jovens de 15 a 29 anos moradores de bairros periféricos, comunidades, ocupações e áreas historicamente pouco representadas da capital amazonense, o projeto não exige experiência prévia com fotografia. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização do responsável legal.

 

Veja também

 

DSX 2026 mostra como a inteligência artificial pode tornar empresas mais produtivas, competitivas e lucrativas

 

Henrique & Juliano fazem show em Manaus no dia 22 de agosto; últimos ingressos estão à venda

 

Segundo a coordenadora-geral, Sarah Campelo, a proposta é estimular novas narrativas sobre as periferias da cidade.

 

"Uma das ideias é colocar a juventude como protagonista e falar sobre as periferias a partir de um olhar de dentro, livre do imaginário violento que lhes é imposto", afirma.

 

O articulador pedagógico Alex Costa destaca que a fotografia será utilizada como ferramenta de expressão e transformação social.

 

"Mais do que formar fotógrafos, queremos formar pessoas que enxerguem valor em seus territórios e se sintam protagonistas das transformações que desejam construir", explica.

 

Durante a formação, os participantes desenvolverão ensaios fotográficos sobre temas como família, memória, cultura, clima, território e cotidiano. Ao final do projeto, uma fotografia produzida por cada aluno será selecionada para compor uma exposição coletiva no Museu da Cidade de Manaus, marcando a conclusão da experiência artística.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

Criado em 2021, o Arte Ocupa reúne artistas, educadores e agentes culturais da Amazônia e desenvolve ações voltadas à valorização das periferias por meio da arte, com oficinas, exposições, intervenções culturais e projetos sociais realizados em comunidades de Manaus.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.