16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
27/11/2023

Proteção e defesa dos direitos das mulheres são bandeiras do mandato do deputado Roberto Cidade

Foto: Reprodução

Todos nós, homens e mulheres, precisamos lutar para eliminar as diversas formas de violência contra as mulheres. E, neste dia dedicado ao ativismo dessa causa, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca as leis de sua autoria que colaboram para o fortalecimento dessa causa.

 

Uma delas, que foi a primeira, é a n° 5.332/2020, que obriga que o atendimento de vítimas de violência, nas delegacias do Estado, seja feito por policiais do sexo feminino.

 

“As mulheres que sofrem pelo episódio de violência não precisam passar ainda pelo constrangimento de ter que contar suas histórias para policiais do sexo masculino.

 

Veja também

 

Tribunal de Contas do Amazonas realiza última sessão sob a presidência do conselheiro Érico Desterro na segunda (27/11)

 

Lei de Roberto Cidade estabelece diretrizes para atenção à saúde de mulheres na menopausa

 

Uma forma de amenizar a dor é colocando policiais mulheres para fazer o atendimento. É preciso agir com justiça, responsabilidade e empatia”, reforçou Cidade.

 

Também são leis do deputado, a n° 5.532/ 2021, que estabelece o Código Sinal Vermelho. Neste caso, a mulher, sendo vítima de qualquer tipo de violência faz um “X” na mão em pedido de socorro; e a n° 5.509/2021, que cria o selo “Mulheres Seguras – Local Protegido”, para proteção e segurança das mulheres em estabelecimentos como bares e restaurantes.

 

Outra lei nesse sentido é a n° 6.290/2023, que assegura às vítimas de violência doméstica e familiar o direito à comunicação prévia quando do relaxamento da medida de seus agressores.

 

Também são leis de Cidade de proteção às mulheres, a Lei n° 5.247/2020, que propõe a divulgação, por meio de cartazes informativos, do crime de importunação sexual nos transportes públicos no estado do Amazonas. E a Lei n° 6.319/2023, que institui a Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas redes de ensino público e privado do Amazonas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Todas as formas de proteção à mulher são importantes e precisam ser divulgadas à exaustão. Quanto mais se souber dessa rede de proteção, mais a sociedade estará preparada para ajudar numa situação de violência. Nosso mandato está sempre atento à questão, que é um problema de todos nós”, finalizou o parlamentar. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.