26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/11/2022

Protetor solar: dicas para escolher o melhor para sua pele

Foto: Reprodução

Saiba qual o melhor protetor solar escolher para o seu tipo de pele na hora de se expor ao sol, principalmente durante o verão

Usar protetor solar é muito importante, principalmente no verão, quando as temperaturas estão mais altas e as pessoas costumam curtir praias e piscinas e estão mais suscetíveis à radiação ultravioleta. A exposição ao sol sem proteção pode provocar possíveis queimaduras e também favorece o desenvolvimento de doenças mais graves, como o câncer de pele.

 

Mas além de usar o protetor solar, é necessário saber qual é o melhor produto para o seu tipo de pele, já que é preciso usá-lo durante todos os meses do ano, não apenas no verão. Afinal, no frio também é preciso cuidar da pele.

 

Há diversas variedades de produtos, e a maior dificuldade na hora de escolher um protetor solar é entender o que significam aquelas inúmeras siglas como FPS, PPD, IR e etc, que estão presentes nos rótulos das embalagens. Mas para você saber qual o melhor para sua pele, separamos algumas dicas importantes para observar na hora de comprar um filtro solar. Confira:

 

Veja também

 

Lipedema: saiba o que causa o acúmulo de gordura no corpo

 

Canela grossa? Médico explica o que é Lipedema. VEJA

PRODUTO À PROVA D’ÁGUA


O filtro protetor solar permanece eficaz por 80 minutos na água. A versão ‘muito resistente à água’ é mais indicada para crianças e esportistas, contudo, é importante reaplicá-lo a cada duas horas e após os banhos de mar e piscina.

 

AMPLO ESPECTRO


O filtro solar de amplo espectro protege a pele do envelhecimento (manchas, rugas e flacidez). Além disso, ele ajuda a proteger de queimadura e a prevenir o câncer de pele, já que possui extratos e ativos antioxidantes e anti-inflamatórios, que evitam os danos em cascata dessas radiações e do calor, da luz visível e da poluição.

 

PROTETORES ANTIOXIDANTES


Além da proteção, os filtros solares também oferecem outros benefícios com elementos de ação antioxidante, anti-inflamatória, reparadora e antipoluente, que reparam o processo inflamatório inflamatório formado em função da radiação.

 

FILTROS COM COR


Esses filtros geralmente possuem alta coberta, com base e cor, oferecendo uma barreira física à luz visível. Ele é uma ótima opção para pessoas com melasma, ou seja, com manchas escuras no rosto.

 

FILTROS QUÍMICOS E FÍSICOS


No filtro físico, a maior parte da radiação bate e volta, já no químico, ela é absorvida e ‘desgastada’, transformada em uma baixa energia que não penetra na pele. A melhor opção é associar os dois, contudo, pacientes com pele sensível e reativa devem usar filtro físico.

 

FPS (FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR)


O FPS é aquele número destacado na maioria das embalagens, que se refere aos raios UVB, e não aos UVA. Quanto maior o fator de proteção solar for, mais protegido à radiação UVB o produto vai oferecer.

 

Ainda assim, isso não é suficiente para ficar completamente protegido, por isso, é importante também usar roupas de proteção (com FPS), chapéus e buscar lugares com sombra para não ficar totalmente exposto ao sol.

 

IR (INFRARED OU INFRAVERMELHO)


O IR se refere à radiação do calor, aquele famoso mormaço. Um bom filtro solar com esse elemento ajuda a a evitar a flacidez da pele. No entanto, também é recomendável usar um bloqueio solar físico — como roupas e sombras — e antioxidantes.

 

LUZ VISÍVEL


Nesse caso, se refere a todo tipo de luz, seja solar, de lâmpadas ou celulares. Os filtros solares com proteção contra a luz visível, geralmente, contam com extratos e ativos antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

PPD (PERSISTANT PIGMENT DARKENING)


Os protetores com essa sigla indica o grau de proteção contra os raios UVA. Nos rótulos, inclusive, pode aparecer como FP-UVA (Fator de Proteção UVA). O ideal é que o PPD seja a partir de 10 e deve representar, no mínimo, um terço do FPS.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

TOQUE SECO 


Pode ser gel, creme, spray ou bastão. Todos são dermocosméticos que devem ser considerados na hora da escolha de um fotoprotetor, pois ajudam na prevenção de acne e oleosidade. Pessoas com tendência à acne devem optar por veículos livres de óleo, como o gel, com toque seco e pode controlar a oleosidade. Já quem tem a pele seca e desidratada, devem optar por loções e priorizar termos como ‘hidratante’ no rótulo. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.