14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
17/05/2024

Protetor solar vencido: saiba se pode usar produto fora da validade

Foto: Reprodução

O protetor solar perde a validade entre 12 e 24 meses após a fabricação. Dermatologista explica se uso pode gerar riscos

Já aconteceu de você decidir dar uma caminhada no sol ou um mergulho na piscina e perceber que o seu protetor solar está vencido? Como esse tipo de produto é caro, muita gente se arrisca a usar o bloqueador mesmo fora do prazo de validade. E então, a dúvida passa a ser: o protetor continua funcionando? Passar o produto vencido prejudica a pele?

 

A data de vencimento de um produto é o momento aproximado no qual ele perde sua segurança de uso, por isso é aconselhado que nenhum produto seja utilizado fora do período de validade. No caso do protetores solares, o fim da eficácia costuma ocorrer entre 12 e 24 meses após a fabricação, dependendo dos componentes usados.

 

Segundo o dermatologista Gilvan Alves, diretor técnico da clínica Aepit, em Brasília, o uso de protetor solar vencido pode levar a reações alérgicas, já que bactérias e fungos podem se propagar no produto fora da data.O uso de protetor solar vencido pode levar à descamação da pele, vermelhidão e coceira na região aplicada, além de um aumento no risco de desenvolver queimaduras e manchas.

 

Veja também 

 

Sem vontade de fazer sexo? Médico dá 5 dicas para resolver o problema

 

Bomba de proteínas: a semente que aumenta a massa muscular

Após a data de validade, as reações químicas dos bloqueadores de UVA e UVB deixam de ser eficientes e passam a sofrer uma degradação, com isso a proteção vai diminuindo, perdendo fatores. Um protetor de proteção 70, por exemplo, vai caindo progressivamente até perder a eficácia completa.

 

Homem passa protetor solar

 Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Embora não seja seguro, o uso de protetores solares vencidos, assim como o de loções hidratantes e outros produtos de cuidado com a pele, se torna mais perigoso quanto mais longe da validade. Ou seja, quanto mais meses após o vencimento, maior a chance do uso trazer problemas.Ele conclui que, como o uso de protetor solar deve ser um hábito diário, não deveria ser comum que o produto vencesse na casa das pessoas. “Se ele passou da data dentro do seu armário, pode ser um indício de que você não está cuidado tão bem da pele”, alerta.

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.