03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
04/01/2024

Prova de concurso da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro será aplicada no dia 7 de abril

Foto: Reprodução

Seleção oferece duas mil vagas para soldado e teve 119.541 inscritos

O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou que a nova prova objetiva do concurso para soldado da Polícia Militar será aplicada no dia 7 de abril.

 

O processo seletivo  que foi lançado no ano passado e acabou suspenso por denúncias de fraudes e uma contestação na Justiça foi retomado após a troca da banca organizadora da seleção e um acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF). Os locais de prova, assim como as datas das demais etapas, deverão ser divulgados em breve


O primeiro problema envolvendo o certame foram as acusações de vazamento de questões e as denúncias de que candidatos fizeram uso de celulares durante o exame. Vinte pessoas também foram presas no dia da prova, dos quais 19 tinham mandados de prisão em aberto e outro foi detido em flagrante por tentar usar dados falsos no processo seletivo. As queixas levaram o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Idabe)  responsável inicialmente pela seleção a ser substituído pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

  

Veja também 

 

Concurso da Petrobras tem inscrições suspensas; novo edital em breve

 

Aprovados no cadastro reserva do concurso do Idam devem entregar documentos até 12 de janeiro

O segundo entrave foi a limitação de 10% que o concurso impunha para o ingresso de mulheres. A questão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), e o Estado do Rio acabou fazendo um acordo para eliminar a restrição de gênero prevista no edital.
 

O pacto com o STF foi firmado após a abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra uma lei estadual do Rio que fixava um percentual de inclusão de mulheres. Em outubro de 2023, o ministro do Supremo Cristiano Zanin chegou a suspender o concurso. Na ocasião, ele constatou que a restrição das vagas para mulheres afrontava princípios constitucionais da igualdade de gênero.

 

Em novembro, quando o acordo com o STF foi firmado, o governador Cláudio Castro (PL) escreveu na rede social X (antigo Twitter): "Uma das cláusulas do edital foi modificada, eliminando o limite de 10% das vagas para mulheres e estabelecendo que a classificação obedeça o critério de notas, independente do sexo do candidato".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O concurso para ingressar no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar oferece duas mil vagas e teve 119.541 inscritos, sendo 88.420 homens e 31.121 mulheres. Após a nova prova objetiva, os candidatos aprovados estarão aptos a participar da segunda fase: a prova escrita discursiva (redação). 

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.