A seleção abre o calendário de provas para ingresso na instituição, que segue com o Vestibular 2026, acesso 2027
Com 49.022 candidatos inscritos, a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ocorreu sem intercorrências neste domingo (11). A seleção abre o calendário de provas para ingresso na instituição, que segue na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), com o Vestibular 2026, acesso 2027. Ao todo, os dois processos seletivos contabilizam 84.575 inscritos e oferecem 5.062 vagas em cursos de graduação na capital e no interior do estado.
As provas do SIS foram aplicadas em 173 locais, sendo 77 em Manaus e 96 no interior. O processo seletivo é organizado em três etapas anuais e consecutivas, correspondentes às três séries do ensino médio.
As etapas de seleção continuam na segunda-feira (12/10), com a prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular. Na terça-feira (13/10), os candidatos realizam a prova de Conhecimentos Específicos e a Redação. A aplicação do Vestibular, que reúne 35.553 inscritos, ocorrerá em 140 locais, dos quais 41 estão em Manaus e 99 no interior do Amazonas.
Veja também

Prazo de inscrição para indígenas no PDAI vai até dia 26; saiba mais
Reta final do Enem: veja as estratégias de alunos e professores para as provas
Para o reitor da UEA, André Zogahib, o início das provas representa o encontro entre os sonhos de milhares de estudantes e as oportunidades que o ensino superior público pode abrir para o futuro. Em um estado de dimensões geográficas tão expressivas como o Amazonas, o processo seletivo simboliza a possibilidade de transformar realidades por meio da educação.
“O número de inscritos no SIS e no Vestibular cresce a cada ano, o que mostra um interesse maior da população em ingressar no ensino superior. A UEA tem contribuído para ampliar as oportunidades de acesso à universidade, com aumento no número de vagas e por meio do Pré-Vest da UEA, cursinho on-line e gratuito, com aulas e conteúdos direcionados às provas. É uma iniciativa que democratiza o acesso à preparação para os processos seletivos para que os candidatos conquistem a sua vaga na UEA.”
A diretora da Comissão Geral de Concursos da UEA, Patrícia Attademo, reforçou sobre a organização e a logística para levar a aplicação das provas na capital e nos 61 municípios do Amazonas.
“A gente continua acreditando que a educação é que faz a diferença na vida das pessoas. Nós sabemos que o Amazonas é um estado imenso. Tem toda uma estrutura planejada e organizada, com bastante antecedência. Esse ano, além dos desafios da seca, tivemos, também, a fumaça. Estamos acompanhando com os órgãos credenciados para essa finalidade, repassando as informações sobre a hidratação e o uso de máscaras. Todo ano é realmente um desafio, mas a UEA tem essa missão que é levar o ensino superior para o interior do estado.”
PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS
O SIS é o primeiro passo para os estudantes do ensino médio que desejam ingressar no ensino superior. Com o sonho de cursar Engenharia Mecânica na UEA, Emilly Oliveira, de 16 anos, vem intensificando a preparação para o processo seletivo. A estudante realizou a prova do SIS I.
“Eu me preparei bastante. Estou bem ansiosa e nervosa, mas eu creio que vai dar tudo certo. Eu escolhi o curso de Engenharia Mecânica porque, assim, eu gosto muito de trabalhar com essas coisas, com peças. Eu escolhi esse curso porque é algo que eu realmente desejo.”
Maria Clara Medeiros, 15 anos, também fez a prova do SIS I. A estudante contou com o auxílio do Pré-Vest da UEA, cursinho pré-vestibular gratuito e on-line, para a preparação das provas do SIS e Vestibular.
“É um meio de ajuda muito bom, além dele, eu também fiz aulões. É muito importante esse método deles de ajuda. As minhas expectativas estão bem altas, na verdade. Estou um pouco nervosa, mas eu estudei para isso e estou com muita fé que eu vou tirar uma nota alta.”
VAGAS E NOVOS CURSOS
Do total de 5.062 vagas ofertadas, 3.038 são destinadas ao SIS e 2.024 ao Vestibular. Entre as novidades desta edição está a oferta de Medicina Veterinária no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (Nespf).
Também passam a ser oferecidos os cursos de Farmácia, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest); Licenciatura em Computação, em Iranduba; e Letras – Língua Portuguesa e Matemática, voltado à comunidade indígena Belém do Solimões, em Tabatinga.
Durante a aplicação do SIS, foi registrada abstenção de 16,4% dos candidatos. Ao todo, 40.965 candidatos compareceram aos locais de prova neste domingo (11/10).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A previsão é que o resultado final dos dois processos seletivos seja divulgado em 27 de novembro de 2026, mesma data prevista para a publicação do edital de matrícula.