NOTÍCIAS
Eleições 2026
PT, PV e PCdoB pedem ao TSE suspensão de perfis ligados à 'Dona Maria', personagem criada por IA
Foto: Reprodução

Perfis usam personagem criada por inteligência artificial – uma senhora idosa e negra – que, de acordo com os documentos apresentados à Justiça Eleitoral, atacam o presidente Lula e pessoas da esquerda

Os partidos PT, PV e PCdoB acionaram o TSE para solicitar a suspensão de perfis nas redes sociais associados à personagem “Dona Maria”, criada com uso de inteligência artificial.

 

A ação foi apresentada pela federação formada pelas siglas, que aponta suposta disseminação de desinformação e prática de propaganda política irregular. Segundo os partidos, os conteúdos publicados pelas contas teriam viés político e seriam utilizados para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e figuras ligadas à esquerda.

 

A personagem “Dona Maria” aparece em diferentes plataformas digitais, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube e X, com aparência realista de uma mulher idosa gerada por IA. Alguns desses perfis já acumulam centenas de milhares de seguidores.

 

Veja também

 

Prazo final se aproxima: eleitores têm poucos dias para regularizar título e garantir voto em 2026

 

Pré-candidatos ao governo do Amazonas investem mais de R$ 200 mil em redes sociais

 

Na representação, os partidos argumentam que o conteúdo pode induzir o público ao erro, já que nem sempre fica claro que se trata de uma figura fictícia. Também há questionamentos sobre possível uso coordenado das contas para influenciar o debate político e sobre eventual monetização das publicações.

 

Além da derrubada dos perfis, as siglas pedem que a Justiça Eleitoral determine medidas para impedir a recriação de conteúdos semelhantes e solicite às plataformas dados que permitam identificar os responsáveis pelas contas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram  

 

O caso ocorre em meio ao aumento do uso de inteligência artificial na produção de conteúdo político e deve intensificar o debate sobre regulação, transparência e limites desse tipo de ferramenta em períodos eleitorais. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.