02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
26/05/2023

PT prepara ofensiva contra narrativa bolsonarista sobre atos de 8 de janeiro

Foto: Reprodução

Partido quer desbancar tese defendida por apoiadores de Bolsonaro de que houve infiltrados de esquerda na depredação da Esplanada

O PT quer aproveitar a visibilidade da CPI do 8 de janeiro que vai investigar a manifestação golpista de 8 de janeiro para contra-atacar o discurso bolsonarista sobre o episódio.

 

Após o cerco se fechar contra os organizadores e financiadores dos atos, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro passaram a defender que a quebradeira nos prédios dos Três Poderes teria envolvimento do próprio governo Lula.

 

Também passaram a cobrar a instalação da CPI para investigar o suposto envolvimento dos petistas no caso, mas recuaram após o Palácio do Planalto resolver se reapropriar da pauta e formar maioria na comissão.

 

Veja também

 

Moraes determina que Telegram indique novo representante da empresa no país, sob risco de suspensão

 

Após ser denunciado, Moro pede que Polícia Federal investigue três perfis por suposta edição e divulgação de vídeo sobre Gilmar Mendes

 

Na última segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para tornar réus 131 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento nos ataques. Ato todo, 1.045 pessoas já se tornaram rés na Corte, que analise desde abril as denúncias. A PGR, por sua vez, apontou indício de crime contra 1.390 investigados.

 

A ofensiva do PT começou na quinta-feira e deve se estender de acordo com o clima dos trabalhos da CPI. O partido compartilhou o primeiro de uma série de vídeos, de pouco mais de dois minutos, produzidos para ajudar o partido a "desmistificar" a narrativa bolsonarista.

 

'Nunca foi pessoal': Deltan Dallagnol vê 'animosidade' no meio político e lembra denúncia que apresentou contra Lira e o pai Intitulado "Bolsonaro é a cara do golpe", a peça visa afirmar que o PT foi vítima, e não articulador, do ato golpista. As imagens incluem cenas das depredações nos prédios e declarações de apoiadores de Bolsonaro sobre uma suposta fraude nas eleições, nunca provada.

 

"Enquanto o Brasil elegia um novo futuro, confiando na impunidade, conspiradores planejavam como instalar o caos, para manter o seu capitão no cargo", diz o vídeo.

 

O partido também colocou no ar um site chamado "CPMI do Golpe", com matérias, vídeos, podcast e material de apoio sobre o assunto. Há também uma aba para denúncias sobre informações falsas a respeito da comissão de inquérito.

 

"Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e atacaram as sedes dos Três Poderes com a clara intenção de promover um golpe de Estado e impedir que Lula, eleito democraticamente, governasse o país. Este site foi criado para reunir as várias provas existentes de que esses terroristas agiram sob orientação de Bolsonaro e seus cúmplices e foram financiados por empresários antidemocráticos e fiéis ao ex-presidente", diz a descrição do site.

 

— A gente entendeu que era necessário ter essa dinâmica de comunicação, porque a rede social é uma das principais trincheiras do bolsonarismo. Eles usaram uma estratégia de comunicação para convocar as pessoas a um golpe de Estado, então é indispensável a gente ter um contraponto a essa guerrilha de comunicação deles — afirma o deputado federal Rubens Rubens Pereira Júnior (PT-MA), um dos membros da CPI.

 

A estratégia se dá em meio à preocupação dos petistas de que bolsonaristas usem a visibilidade da CPI mista para difundir o próprio discurso. A comissão é presidida pelo deputado Arthur Maia (União-BA), nome de confiança do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Já a relatoria foi entregue à senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o que representa uma vitória para o governo. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.