17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/04/2024

Puerpério: como não normalizar as dores nesse período

Foto: Reprodução

Durante a fase do puerpério muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, levando a dores e desafios no pós-parto. Exercícios, apoio e a procura de um fisioterapeuta são essenciais para esse período!

Gerenciar os “hormônios”, é um grande desafio para o corpo e a mente, principalmente durante o puerpério. O ideal seria que todas nós tivéssemos acesso a uma rede de apoio —paga ou não paga — permitindo mais liberdade e tempo hábil para a mulher poder decidir como recuperar sua energia entre as pequenas e raras pausas.

 

O plano de cuidado ideal para uma mãe parte de ter suporte e escuta de pessoas de confiança. E, acredite, faz —absolutamente —toda a diferença no que diz respeito ao seu autocuidado, ao manejo e cuidados ao RN e às adaptações na nova rotina. O puerpério é um período em que a mulher passa por muitas transformações, o corpo busca se reorganizar e há uma queda brusca de hormônios.

 

Também não podemos nos esquecer do processo de descida do leite —apojadura, a eliminação de líquidos e fluidos corpóreos, entre diversas outras transformações que acabam indo para além, muito além… Apenas essas mudanças físicas e as que se somam, na verdade, se multiplicam no maternar, tornam os dias mais sobrecarregados.

 

Veja  também 

 

73% afirmam: O medo é o principal motivo de mulheres agredidas ou ameaçadas não buscarem ajuda

 

Formato das fezes pode ser sinal de câncer de cólon; saiba como identificar

Quem já viveu essa fase, sabe que no pós-parto tudo fica no limite —comemos mal (comida fria, café frio), dormimos mal e pouco, e sim, ficamos num turbilhão de sensações nos adaptando a tudo e às mais diversas situações.Saber que outras mulheres passam por esses desafios pode amenizar, mas não facilita em nada a carga física, mental e emocional que cada uma de nós sente. Por isso, meu objetivo não é normalizar as dores do puerpério, e sim abordar mais o tema e compartilhar soluções possíveis.

 

Dor e sobrecarga pós-parto: a realidade que poucas falam - IstoÉ Bem-Estar

 

Um fator que pode influenciar a frequência de dores no puerpério, é a frouxidão ligamentar, já que, durante a gestação, o corpo da mulher se prepara para o parto liberando hormônios, como a relaxina, favorecendo a frouxidão ligamentar. Também é muito comum neste período a mulher apresentar inchaço e retenção de líquidos, e muitas vezes, associado ainda a sintomas de compressão nervosa. As consequências no pós-parto, podem envolver o aparecimento de dores devido à falta de estabilidade articular, sobrecarga muscular e ligamentar. Vejo que é cada vez mais comum, mulheres com bebês pequenos nos procurando com síndromes, como D´quervain e Síndrome do Túnel do Carpo.

 

Para adentrar o tema, a Dra Juliana Satake, especializada em obstetrícia, trouxe dados de 2023 de todos os atendimentos realizados em puérperas na rotina da sua clínica e rankeou as principais disfunções: D’ Quervain e Síndrome do túnel do Carpo – Uma das articulações que se sobrecarrega no pós-parto é definitivamente o Punho.

 

Puerpério: o que esperar e cuidados para lidar nesse período

( Fotos: Reprodução)

 

Pense na rotina de cuidados com o recém-nascido… trocas de fraldas, carregar o bebê, dar banho, praticamente todas as posições exigem força constante de um punho firme e seguro para carregar o bebê. Um estudo super recente investigou o padrão e a causa da dor no punho em mulheres e apontou que 57,5% das mulheres tiveram essa dor após o parto e 84% relataram que a dor persistiu cerca de dois meses após o parto, atrapalhando de forma importante a rotina.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Tirar e colocar o bebê do moisés, bebê conforto ou berço, esse movimento geralmente é sempre muito rápido e quase automático, mas se repararmos, utilizamos muito o nosso polegar para segurar o bebê pelas axilas. É nesse movimento repetitivo, somado à frouxidão ligamentar, que se expõe o tendão, e predispõe à síndrome de D´Quervain.  

 

Fonte: Revista IstoÉ 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.