03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
14/05/2022

Putin diz que entrada da Finlândia na Otan seria um 'erro'

Foto: Reprodução

Presidentes dos dois países conversaram por telefone

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu neste sábado (14) que a cada vez mais provável entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seria um "erro".

 

A declaração foi dada em conversa por telefone com o presidente finlandês, Sauli Niinisto. Segundo a agência estatal russa Tass, Putin disse que Moscou não representa "ameaças à segurança" de Helsinque e que a entrada na Otan poderia "influenciar negativamente as relações com a Rússia".

 

Já Niinisto divulgou um comunicado em que afirma que a invasão russa à Ucrânia "alterou o ambiente de segurança da Finlândia" e que o país escandinavo vai apresentar seu pedido de ingresso na aliança militar ocidental "nos próximos dias".

 

Veja também

 

'Putin tem câncer', diz chefe da inteligência militar da Ucrânia

 

Rússia corta fornecimento de eletricidade para a Finlândia

 

 

"A conversa foi direta e franca e foi conduzida sem irritação. Evitar tensões foi considerado importante", declarou o líder finlandês, que teve a iniciativa de telefonar para o Kremlin.

 

Ainda de acordo com o comunicado, Niinisto ressaltou que, ao entrar para a Otan, a Finlândia vai "fortalecer sua própria segurança e assumir suas responsabilidades". "Também no futuro, a Finlândia quer cuidar das questões práticas decorrentes de ser vizinha da Rússia de uma maneira correta e profissional", acrescenta a nota.

 

Niinisto e a premiê da Finlândia, Sanna Marin, divulgaram na última quinta-feira (12) um documento conjunto em que defendem a adesão do país à Otan, mas a decisão final, que precisa passar pelo Parlamento, ainda não foi tomada.

 

Assim como a Suécia, a Finlândia é integrante da União Europeia, mas preferiu não ingressar na aliança para manter uma posição de neutralidade entre os países ocidentais e Moscou.

 

No entanto, a invasão russa à Ucrânia, motivada pela crescente aproximação de Kiev com o Ocidente, fez as duas nações escandinavas repensarem seus status de países neutros.

 

Como membros da Otan, Finlândia e Suécia teriam garantia de proteção das potências ocidentais no caso de um eventual ataque da Rússia, recurso com o qual a Ucrânia não pode contar, já que não faz parte da organização.

 

Respostas

 

A Rússia interrompeu neste sábado o fornecimento de energia elétrica para a Finlândia, com o argumento de problemas de pagamento por parte de Helsinque.

 

No entanto, o governo finlandês diz que o bloqueio russo será compensado pela importação de energia da Suécia. Além disso, caças Su-27 da Rússia fizeram exercícios militares neste sábado em Kaliningrado, exclave situado entre Polônia e Lituânia, no Mar Báltico, que também banha a Finlândia.

 

Já Aleksey Zhuravlyov, vice-presidente da Comissão de Defesa da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, alertou que mísseis hipersônicos poderiam atingir o território finlandês em "até 10 segundos" - os dois países compartilham 1,3 mil quilômetros de fronteiras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Por outro lado, o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Alexander Grushko, garantiu que o país "não tem intenções hostis em relação a Finlândia e Suécia".

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.