A declaração foi dada durante participação de Putin no principal fórum econômico da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descartou nesta sexta-feira (5) a possibilidade de um encontro imediato com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e afirmou que uma reunião entre os dois líderes só teria utilidade após a construção de um acordo de paz.
A declaração foi dada durante participação de Putin no principal fórum econômico da Rússia, realizado em São Petersburgo, um dia após Zelensky enviar uma carta aberta propondo um diálogo direto para discutir o fim do conflito entre os dois países.
Na mensagem, o presidente ucraniano voltou a defender um cessar-fogo total e sugeriu uma reunião presencial como forma de avançar nas negociações.
Veja também
.jpg)
Zelensky propõe encontro com Putin e diz que Ucrânia seguirá lutando sem acordo de paz
Classificação de PCC e CV como terroristas pelos EUA entra em vigor nesta sexta-feira (5)
"A Ucrânia propõe pôr fim a esta guerra por meio de um compromisso direto entre o senhor e nós. Proponho uma reunião", escreveu Zelensky.
Ao comentar a proposta, Putin afirmou que não vê motivos para um encontro neste momento e argumentou que a prioridade deve ser o trabalho técnico das equipes responsáveis pelas negociações.
"Não vejo sentido em nos reunirmos. Só faria sentido para o lado ucraniano interromper o avanço de nossas forças armadas. Precisamos de acordos", declarou o presidente russo.
Segundo Putin, especialistas dos dois lados devem continuar discutindo possíveis soluções para o conflito antes que haja qualquer encontro entre os chefes de Estado.
"Deixem os especialistas fazerem seu trabalho, deixem que desenvolvam algumas soluções, e então poderemos nos reunir", acrescentou.
A troca de declarações ocorre em meio às tentativas de retomada das negociações para encerrar a guerra iniciada em 2022. Enquanto Kiev insiste em um cessar-fogo como condição para avanços diplomáticos, Moscou tem defendido que eventuais acordos sejam construídos previamente antes de uma reunião entre os líderes dos dois países.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Até o momento, não há indicação de que um encontro entre Putin e Zelensky esteja sendo preparado pelas equipes diplomáticas de Rússia e Ucrânia.