30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/12/2021

Qual é o significado da tampinha amarela nas garrafas de coca-cola?

Foto: Reprodução

coca cola

Fortalecendo a marca no mercado de refrigerantes há gerações, a Coca-Cola é notoriamente uma superpotência no segmento. Isso, consequentemente, significa que a marca sabe se posicionar comercialmente para atrair o maior número de consumidores e constantemente se repagina para cumprir todo tipo de tendência.

 

Então, você já deve ter notado que em algumas épocas do ano a tampinha das garrafas de Coca mudam da cor vermelha para a amarela, certo? Por mais insignificante que essa transformação de visual pareça, ela carrega uma forte tradição por trás.

 

Nós te contaremos mais sobre esse tema durante este texto!

 

Veja também

 

Você lava os ovos de galinha antes de usa-los? Saiba se é correto

 

'Bebês-Banana': médico pensou que a fruta poderia curar doença grave

 

Feriado judaico 

 

(Fonte: Internet/Reprodução)

 

Se você não conhece a Pessach, também chamada de "Páscoa Judaica", ela é um feriado judaico que celebra a libertação dos hebreus da escravidão do Egito e acontece durante a primavera no Hemisfério Norte, durando um total de 7 dias. Nesse período, os judeus são proibidos de possuir ou consumir alimentos fermentados, o que inclui 5 grãos principais: trigo, espelta, aveia, centeio e cevada. É comum também que alguns judeus reconheçam outra categoria de alimentos proibidos (conhecidos como kitniyot), que inclui milho, arroz e feijão.

 

Mas o que isso tem a ver com a Coca-Cola? Na maior parte do ano, a fórmula do refrigerante contém xarope de milho, fazendo o produto não ser apropriado para consumo na Pessach (ou um alimento kosher), principalmente para as comunidades com descendência da Europa oriental.

 

Por conta disso, a Coca-Cola decidiu temporariamente substituir o xarope de milho na sua receita por açúcar, fazendo que a bebida se torne apta ao consumo dos judeus. E, para marcar essa alteração, a empresa utiliza as famosas tampinhas amarelas como demarcação.

 

Mudança de posicionamento

 

(Fonte: Internet/Reprodução)

Imagens: Reprodução

 

Toda essa transformação no posicionamento da Coca-Cola aconteceu em 1935, quando Tobias Geffen, um rabino ortodoxo residente de Atlanta (EUA), decidiu categorizar a bebida como um produto kosher. Logo, Geffen passou a lutar para que o refrigerante pudesse ser consumido dentro das tradições judaicas.

 

No mesmo ano, ele conseguiu convencer a Coca-Cola de que seria benéfico para a empresa realizar adaptações na fórmula de seu produto entre os meses de março e abril. “Porque a Coca-Cola já foi aceita pelo público em geral neste país e no Canadá, tornando-se um problema insuperável induzir a grande maioria dos judeus a se abster de tomar essa bebida. Então, eu tentei fervorosamente encontrar um método que permitisse o seu consumo”, declarou Geffen na época.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E logo o produto se tornou um sucesso. Mesmo que seja voltado à comunidade judaica, a Coca-Cola de tampinha amarela é a favorita de alguns consumidores pelo sabor diferenciado ou simplesmente pelo fato de evitar o xarope de milho com alto teor de frutose. Para não perder a participação no segmento, diversos outros fabricantes — como Sprite e Pepsi — também têm adotado técnicas similares nos últimos anos.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.