Estudo concluiu que, em média, uma relação de 24 minutos gasta 85 calorias
Muitas pessoas brincam que é possível trocar a esteira pela atividade a dois na cama. A ideia parece promissora, especialmente para aqueles que fogem do cardio na academia. Mas afinal, o sexo pode ser considerado uma atividade física? E quantas calorias são queimadas durante a relação sexual?
O principal estudo sobre o tema concluiu que o gasto de energia durante o sexo é de aproximadamente 85 calorias, ou 3,6 kcal/min, e costuma ser feito numa intensidade moderada. “Esses resultados sugerem que a atividade sexual pode ser potencialmente considerada, às vezes, como um exercício significativo”, escreveram os autores.
As dúvidas sobre o tema não são novas, um artigo conduzido por pesquisadores americanos publicado na revista científica Jama Internal Medicine ainda em 1984 já trazia o assunto. Na época, a conclusão, após acompanhar 10 homens saudáveis durante diferentes atividades sexuais, já era que o sexo equivalia a exercícios leves a moderados.
Veja também
Por que as orelhas dos elefantes são tão grandes?
Skincare infantil: especialista alerta para riscos e cuidados essenciais
Mas o quanto é esse impacto na queima de calorias? Foi o que cientistas da Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá, buscaram responder. No estudo, publicado no periódico PLOS One, eles acompanharam 21 casais heterossexuais com idades de, em média, 22,6 anos.
Todos completaram uma sessão de exercícios que consistiu em 5 minutos de caminhada, seguidos por 30 minutos de corrida a aproximadamente 65% da frequência cardíaca máxima, o que representa uma intensidade moderada, terminando com um desaquecimento de 5 minutos. A ideia era usar o gasto na atividade para comparar, ao fim do estudo, com aquele da relação sexual.
Já o sexo foi definido como do início das preliminares até quando o casal decide que a relação chegou ao fim, envolvendo ao menos um orgasmo pelo homem ou pela mulher. Durante um mês, os casais foram instruídos a realizar uma atividade sexual por semana em suas casas, totalizando quatro relações no monitoramento de um mês.
Eles não podiam usar drogas, nem mesmo álcool ou medicamentos para disfunção erétil, ou realizar atividades fora do padrão, como fetiches ou uso de brinquedos sexuais. O gasto de energia durante o sexo e durante o exercício na esteira foi medido usando uma mini braçadeira portátil chamada SenseWear.
Como resultado, os pesquisadores observaram que as relações sexuais duraram, em média, 24,7 minutos e que os participantes queimaram aproximadamente 85 calorias, ou 3,6 kcal/min. Entre os homens, o gasto foi de 101 calorias, ou 4,2 kcal/min. Já entre as mulheres, foi de 69 calorias, ou 3,1 kcal/min.
Ao analisar os níveis de intensidade, foi observado que a relação sexual obteve uma pontuação que representa um exercício de intensidade moderada, de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva.
“Além disso, em comparação, o nível de intensidade exercido pela atividade sexual pode ser maior do que o de uma caminhada a 4,8 km/h, embora menor do que o de uma corrida a 8 km/h”, continuam os pesquisadores.
No entanto, dificilmente o sexo substituirá por completo o cardio da academia. Quando os cientistas canadenses compararam o gasto na relação com aquele da sessão na esteira, por exemplo, os resultados mostraram que o exercício físico tradicional queimou mais calorias.
Fotos: Reprodução
“O gasto de energia e a intensidade durante a sessão de exercícios de 30 minutos nos homens foi de 276 kcal ou 9,2 kcal/min, e nasmulheres foi de 213 kcal ou 7,1 kcal/min. Tanto o gasto de energia quanto a intensidade foram significativamente maiores durante a sessão de 30 minutos de exercícios do que durante a atividade sexual”, concluíram os responsáveis pelo trabalho.
Outro ponto importante é que o gasto de, em média, 85 calorias por relação sexual foi observado no estudo que acompanhou casais jovens, que tiveram uma média de mais de 20 minutos por sexo. Porém, na população geral, essa duração varia muito e costuma ser consideravelmente menor.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O melhor estudo que tentou encontrar esse número envolveu 500 casais de todo o mundo que se cronometraram fazendo sexo durante um período de quatro semanas. O artigo chegou à conclusão de que as pessoas transam, geralmente, por 5,4 minutos. O trabalho foi publicado na revista científica The Journal of Sexual Medicine.
Fonte: FA Notícias