16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
28/06/2020

QUE HORROR! Você sabia que baleias mortas podem explodir?

Foto: Reprodução

Você sabia que baleias mortas podem explodir?

Ébastante provável que você já saiba que a baleia azul é o maior animal do nosso planeta. Mais magníficas que qualquer outro animal, com um peso corporal equivalente a quinze ônibus escolares, essas baleias são verdadeiramente enormes, causando grande admiração. Mas você sabia que as baleias mortas podem literalmente explodir? Embora isso pareça ser um tanto difícil de acreditar, trata-se de algo verdadeiro e até perigoso.

 

Em 2014, uma baleia azul apareceu morta na costa de uma cidade do leste do Canadá e causou um grande alvoroço. Na ocasião, os moradores diziam estar preocupados com a iminente explosão da carcaça inchada e fedorenta do animal. O pior é que seus medos não eram infundados, visto que “explosões de baleias” já haviam acontecido antes na região.

 

Porém, a parte mais interessante dessa história é que, embora isso não seja tão raro quanto parece, nós não ouvimos falar sobre mamíferos marinhos mortos potencialmente explosivos com frequência. Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos explorar essa questão e compartilhar com você os perigos por trás das curiosas explosões de baleias mortas.

 

Veja também

 

De aparência bizarra, os ratos-toupeiras-pelados, são os únicos mamíferos que não envelhecem. VEJA VÍDEO

 

Macaco alcoólatra mata 1 pessoa e fere 250 após ficar sem bebida na Índia e é condenado à 'prisão perpétua'

Por que devemos ficar longe de baleias mortas?

 

 

De certo modo, o vídeo acima já mostra muito bem porque devemos ficar longe de baleias mortas. Como todo mundo já sabe, as baleias são seres enormes. Desse modo, quando os corpos de baleias mortas ficam presos em terra firme, eles certamente atraem atenção de muitos. Consequentemente, muitas pessoas pegam seus smartphones para capturar o ocorrido. No entanto, à medida que os curiosos se aproximam dos animais mortos para tirar uma boa fotografia, recomenda-se muita cautela, pois as carcaças de baleia são bastante imprevisíveis.

 

Basicamente, quando a circulação sanguínea e a respiração cessam em uma baleia morta, inicia-se a decomposição de células e tecidos pelos micróbios já presentes no corpo, o que leva a uma maior proliferação de bactérias. Esse processo produz gases pungentes como metano, dióxido de carbono e nitrogênio, aumentando a pressão dentro da carcaça. Consequentemente, isso leva o cadáver a inchar, como um enorme balão.

 

Agora, em circunstâncias normais, esses gases atravessariam os orifícios, como a boca e o ânus da criatura. No entanto, o processo de decomposição e o próprio o peso corporal da baleia sela todos os orifícios após sua morte, não deixando os gases escaparem. A partir daí, é questão de tempo até ocorrer uma explosão capaz de lançar pedaços de carne no ambiente a uma velocidade de 70 quilômetros por hora e a mais de 50 metros. De fato, isso pode até ser mortal!

 

Por fim, também não devemos esquecer a gordura da baleia, que também desempenha um papel importante em toda essa explosão. Na prática, a gordura espessa sob a pele da baleia torna as coisas ainda piores. Como o óleo da gordura da baleia não é poroso, ele torna quase impossível a fuga dos gases. Então, os gases incham a carcaça cada vez mais e, eventualmente, uma vez que o limiar de pressão é ultrapassado, uma bizarra explosão é desencadeada, trazendo consigo vários órgãos em decomposição.

 

Os incidentes mais curiosos relacionados a explosões de baleias

 

Baleias mortas

 

O incidente mais infame relacionado a uma “baleia explosiva” ocorreu em Taiwan em 2004. Na ocasião, uma carcaça de baleia estava sendo levada da costa para um laboratório de estudos quando explodiu repentinamente no meio de uma rua movimentada. De fato, a explosão foi tão violenta que as tripas da baleia encharcaram as pessoas e as lojas ao redor.

 

Vale destacar que a intensidade da explosão tende a estar ligada ao tamanho da baleia. Além disso, em muitos casos, a explosão pode regar os curiosos de plantão com uma enxurrada de órgãos podres. Para piorar, a extrema intensidade da explosão também pode carregar pequenos detritos, que agem como estilhaços que podem causar ferimentos graves.


Outro incidente aconteceu em 1970, no Oregon, EUA, quando várias pessoas quiseram desintegrar uma baleia com a ajuda da dinamite. Embora um veterano militar os tenha informado de que a quantidade de dinamite usada era muito grande, as pessoas envolvidas no processo concordaram com a ideia de explodir a baleia mesmo assim. Consequentemente, a explosão jogou carne de baleia a centenas de metros de distância.

 

No fim das contas, as autoridades tiveram que passar mais de uma semana limpando toda a bagunça, junto com uma grande parte do cadáver que, por incrível que pareça, ainda não tinha sido afetada.

 

Por que os corpos de outros animais não são tão perigosos quanto o de uma baleia morta?

 

Baleias mortas em praia

Fotos: Reprodução

 

Esse processo de preenchimento de gás pode ocorrer nos corpos de todas as criaturas. Porém, o tamanho tem um papel a desempenhar nisso, servindo como uma espécie de divisor de águas. Quanto maior a criatura, mais gás é liberado dentro de seu corpo, o que aumenta a pressão e resulta em uma chance maior de ocorrer uma explosão. Apenas para servir de comparação, uma baleia pesa cerca de 300 a 1000 vezes mais que um gorila.

 

Vale destacar que as baleias geralmente vagam em águas profundas devido às temperaturas frias e às altas pressões hidrostáticas. Porém, às vezes, mudanças nas marés, derretimento de icebergs e fontes dinâmicas de alimentos fazem com que as baleias mudem de trajetória.

 

Quando uma baleia morre e afunda, um complexo ecossistema localizado se forma em torno dela. Primeiro, os tubarões cortam a baleia em pedaços para se alimentar e, em seguida, o sistema esquelético serve como fonte de alimento para vermes comedores de ossos que secretam ácidos na ossada, dissolvendo gorduras e proteínas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.  

 

Portanto, se você se deparar com uma baleia morta na praia, é melhor manter distância. Você nunca sabe que tipo de pressão a carcaça pode estar sofrendo ou se a coisa está prestes a explodir! 

 

Tri Curioso

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.