26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
31/05/2020

Queda de cabelo e sinais de envelhecimento da pele? Pode ser falta de vitamina D

Foto: Reprodução

Dermatologistas detalham a influência da vitamina D na beleza e dão dicas para se cuidar em casa

Nesses tempos de pandemia, muito tem se falado de vitamina D e seus benefícios para o sistema imunológico . Mas além disso, esse elemento auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e também é fundamental quando o assunto é saúde da pele e dos cabelos.

 

Portanto, se você está sentindo os cabelos mais quebradiços e pele diferente, pode ser falta de vitamina D e é hora de tomar mais sol.

 

Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, a vitamina é fundamental, por exemplo, para "combater o envelhecimento da pele, pois auxilia na renovação das células, agindo como antioxidante diminuindo a quantidade de radicais livres, e tem efeito anti-inflamatório".

 

Veja também

 

Conheça 5 benefícios de dormir nua e mude seus hábitos. VEJA DICAS

 

Segundo estudos, mulheres que se irritam facilmente são as mais saudáveis

A falta desse item no organismo ainda traz outras complicações para a pele, como o aumento de lesões de dermatites atópicas, rosácea e psoríase. De acordo com a dermatologista, a vitamina, por influenciar na parte imunológica, ajuda a manter íntegras as barreiras da pele. Por isso, é indicado seguir tomando sol ou mesmo buscar uma suplementação quando necessário, segundo Fabiana.

 

No caso dos cabelos, a também dermatologista Veridiana Abud ressalta que a vitamina D em doses adequadas ajuda na manutenção estrutura capilar e atua contra a queda de cabelo. Portanto, se está sofrendo de uma queda acentuada ou se notou os fios mais quebradiços, pode ser sinal de deficiência desse elemento, como comenta Fabiana.

 

Mais vitamina D, por favor!

 

Blog Laboratório Maricondi

Foto: Reprodução

 

Fala-se tanto de sol e vitamina D porque é a exposição solar da pele que faz com que ocorra a ativação desse nutriente no organismo. Portanto, mesmo em casa, tente tomar sol e lembre-se de deixar os vidros das janelas aberto e não usar protetor solar para que os raios UVB atinjam a pele diretamente e aí aconteça a síntese da vitamina.

 

Segundo Veridiana, o tempo ideal de exposição varia de acordo com a cor da pele. Ela aponta que pessoas de pele clara devem ficar no sol por 15 minutos, já para pessoas com pele morena ou negra, o recomendado é ficar pelo menos 1 hora exposta à luz solar.

 

"O ideal é que a exposição acontec?a entre as 10h e 15h por 3 a 4 vezes na semana. A exposic?a?o dos brac?os e pernas ao sol e? o suficiente. Mas cuidado: o hora?rio ideal de exposic?a?o ao sol para ativac?a?o da vitamina D e? tambe?m o hora?rio de maior risco ao desenvolvimento de ca?ncer de pele", afirma Veridiana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A dieta balanceada também pode ajudar quando se fala de vitamina D. "Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes gordurosos, o?leo de fi?gado de bacalhau, cogumelos secos, ovos, leite e derivados. Porém a ativação ocorre com a exposição solar da pele", diz a dermatologista. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.