03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
07/12/2022

Quem é Renato Paiva? Técnico do Bahia vem da escola de Mourinho e foi campeão nacional no Equador

Foto: Reprodução

Anunciado pelo Bahia nesta terça-feira, Renato Paiva não é um treinador muito conhecido no Brasil. O nome do técnico, inclusive, pegou muita gente de surpresa. Paiva é um profissional com longa história na base do futebol português e com sucesso recente no Equador.

 

Será que o time baiano acerta ao trazer um técnico de pouca bagagem no futebol profissional, apesar de a escola portuguesa estar com moral no Brasil após ótimos trabalhos de nomes como Jorge Jesus e Abel Ferreira? Por isso, o ge buscou informações sobre Renato Manuel Alves Paiva, natural de Pedrógão Pequeno, vila portuguesa do município de Sertã.

 

O novo comandante do Bahia tem 52 anos e uma curta carreira no futebol profissional. Seu primeiro trabalho aconteceu no Benfica, clube onde teve cerca de 15 anos de serviços prestados, a maioria na divisão de base. Pelo time B dos Encarnados, foram 21 vitórias, doze empates e 26 derrotas em 59 partidas, nas temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

 

Veja também

 

Vasco acerta a contratação do técnico Maurício Barbieri

 

Morre Beto Fuscão, zagueiro que brilhou por Palmeiras, Grêmio e seleção

 

Após o Benfica, Renato Paiva mudou de continente para treinar o Independiente del Valle, do Equador, entre 2021 e 2022. No clube sul-americano, ele liderou a equipe em 62 jogos e obteve 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, além de ter sido campeão nacional da primeira divisão.

 

Este ano, o treinador defendeu o León, do México, mas por pouco tempo. Foram apenas doze partidas e três vitórias, entre os meses de julho e outubro.

 

Renato Paiva tem cerca de 15 anos de serviços prestados ao Benfica — Foto: Reprodução / Site Oficial

 

Ao ge, o repórter Valter Marques, do site Record, de Portugal, contou que vários craques do futebol atual passaram pelo treinador enquanto ele trabalhou na base do Benfica, além de afirmar que Paiva é muito dedicado ao trabalho.

 

- Bem, ele ficou conhecido por ser treinador das camadas jovens do Benfica, onde teve cerca de 15 anos. Pelas mãos passaram-lhe jogadores como Rúben Dias, Renato Sanches, João Félix, Bernardo Silva, João Cancelo, entre muitos outros. Do que sempre percebi das conversas que tive com ele e com jogadores que trabalharam com ele é que ele sempre privilegiou muito a proximidade com os jogadores, quase um amigo destes. Além disso, privilegiava muito o treino, as rotinas, muito metódico no seu trabalho - explicou Marques.

 

"Depois, de forma surpreendente acabou por rumar ao Equador, onde se sagrou logo campeão, a primeira vez na história do clube [campeão nacional], o Independiente del Valle" - complementou.

 

Renato Paiva também é um técnico que gosta do jogo ofensivo e de utilizar jogadores jovens em suas equipes, ainda de acordo com o repórter Valter Marques.

 

"É uma boa aposta, alguém com bons métodos, que gosta do futebol de ataque. Sem medo de apostar nos mais jovens" - detalhou.
Mesma escola de José Mourinho

 

O jornalista baiano Marcus Alves, que mora em Portugal e é correspondente de BBC, Telegraph, FourFourTwo, Kicker, trouxe mais detalhe sobre o trabalho de Renato Paiva. De acordo com ele, o novo comandante do Bahia aprecia o futebol sul-americano e tem muita experiência na formação de atletas.

 

- É uma escolha muito coerente com o caminho que o Bahia trilhará a partir de agora. Alguém que trabalhou por 16 anos na base do Benfica, um dos melhores clubes formadores do mundo, passando por todos os seus departamentos e chegando a fazer, inclusive, scout de países como Argentina e Uruguai. É um grande entusiasta do futebol sul-americano, então, não será um estranho no ninho no Brasil. Esse é um fator que, sem dúvida, facilitará em sua adaptação - explicou Alves.

 

Além disso, Marcus Alves explicou que o treinador do Esquadrão vem da mesma escola de José Mourinho e de outros nomes importantes do futebol europeu.

 

- Ele tem, sobretudo, muito conhecimento. Embora não seja de lá, vem da escola de treinadores de Setúbal, a mesma que lançou para o mundo José Mourinho, Bruno Lage e outros nomes. Ele costuma se definir como "um treinador de projeto e de processo", então, se o Bahia e o grupo City desejam, como desconfio que seja o caso, implantar um modelo de jogo, não poderia haver melhor nome. Será obviamente necessário ter paciência para isso, o que nem sempre a torcida do Bahia costuma ter. Renato tem no bom humor uma de suas marcas e até brincou certa vez que os resultadistas o perseguiriam com tacos de beisebol por causa da firmeza de suas ideias - complementou.

 

"Não lhe falta convicção. É esperar que não falte ao clube nessa nova era também" - afirmou o jornalista Marcus Alves.

 

José Mourinho tem dois títulos de Liga dos Campeões no currículo — Foto: Getty Images

Fotos: Reprodução

 

Também é válido destacar que o técnico gosta de utilizar um sistema tático com três zagueiros, que pode variar para o 3-5-2 ou 3-4-3, na fase ofensiva, e para uma linha de cinco defensiva, no momento de marcação. Esse modelo de jogo foi a sua marca no Independiente del Valle. No Benfica, no entanto, o 4-3-3 foi sua preferência em muitos momentos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Agora, no Bahia, Renato Paiva vai comandar o clube em quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Brasileirão. A reapresentação do elenco está marcada para a próxima segunda-feira. O Tricolor estreia em 2023 contra o Juazeirense, no dia 11 de janeiro, às 19h15 (de Brasília), pela primeira rodada do torneio estadual, dentro de casa.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.