NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/07/2021

Quer ter dentes saudáveis? Então, cuide da escovação!

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Não precisamos lembrar a você por que escovar os dentes é tão importante.

Não precisamos lembrar a você por que escovar os dentes é tão importante. É uma das etapas mais básicas e essenciais para manter uma boa higiene oral e cuidados dentários. A American Dental Association recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia para se livrar das partículas de alimentos e da placa bacteriana entre os dentes e sob a linha da gengiva.

 

A escovação duas vezes ao dia também é considerada essencial para a saúde das gengivas e mantém o ácido que causa a cárie dentária sob controle. Dito isso, quando se trata de escovar os dentes, pode haver algo bom demais?

 

Na ânsia de manter os dentes limpos, você pode estar escovando os dentes um pouco demais. A escovação excessiva significa basicamente uma escovação vigorosa ou compulsiva que pode ser prejudicial ao esmalte e às gengivas e pode levar a problemas de saúde bucal. Dê uma olhada em alguns sinais comuns de que você está escovando demais.

 

Veja também 

 

Saiba como identificar e tratar a gastrite nervosa

 

Jovem confunde gravidez com gastrite e só descobre gestação ao dar à luz

 

over brushing teeth

 

Sinais comuns de escovação excessiva


1. Você tem dentes sensíveis

 

Risks of Over Brushing Your Teeth, sensitive teeth

 

A sensibilidade dentária pode ser causada por cáries, esmalte dentário gasto, dente rachado ou mesmo obturações desgastadas, de acordo com a American Dental Association. No entanto, o problema também pode ser causado pela escovação agressiva dos dentes, que pode expor suas raízes.

 

Escovar com muita força também pode desgastar a camada de esmalte, que será incapaz de proteger as partes internas e mais sensíveis dos dentes, causando sensações dolorosas na área. Quando isso acontece, comer ou beber alimentos ou bebidas quentes e frias pode se tornar extremamente doloroso. Se a sensibilidade do seu dente persistir, é hora de marcar uma consulta com um profissional de saúde bucal.

 

2. Suas gengivas estão recuando

 

Os dentistas afirmam que a escovação excessiva também pode causar retração gengival. Isso cria grandes lacunas entre os dentes e a linha da gengiva e torna-se mais fácil para as bactérias e a placa se acumularem nesses espaços. Eventualmente, o recuo da gengiva irá expor o cementum (um tecido conjuntivo formado ao longo da raiz do dente), que pode facilmente desgastar e resultar em extrema sensibilidade e potencial perda do dente.

 

3. Sua escova de dentes está gasta

 

Risks of Over Brushing Your Teeth, Toothbrush is worn out

 

Na próxima vez que você estiver prestes a escovar os dentes, observe atentamente as cerdas de sua escova. Elas estão desgastadas e espalhadas, embora você tenha comprado a escova há um mês? As cerdas estão um pouco duras? Se for esse o caso, é muito provável que você esteja escovando com muita força. Sua escova de dentes pode se desgastar rapidamente devido ao excesso de escovação e desenvolver pequenas bordas serrilhadas que danificam a superfície dos dentes. Os especialistas em odontologia recomendam trocar sua escova de dentes a cada 3-4 semanas.

 

4. Você tem abrasão dentária

 

Risks of Over Brushing Your Teeth,  dental abrasion

 

Usar uma escova de dentes danificada também pode causar abrasão dentária, que se refere à perda da estrutura do dente por forças mecânicas de um objeto estranho, de acordo com a Herman Ostrow School of Dentistry of USC. Basicamente, quando você usa com força e de forma contínua uma escova de dentes danificada ou gasta, ela pode desgastar o esmalte dos dentes e também corroer a macia dentina (a parte que está abaixo do esmalte e do cementum) e as estruturas do cementum. Se você notar manchas brilhantes e amarelas ou marrons no dente, perto da linha da gengiva, isso pode ser um sinal de abrasão dos dentes. Pode ter acontecido porque você está pressionando com muita força ou escovando com muita frequência. Consulte um especialista imediatamente se você mostrar quaisquer sinais de tal abrasão. Felizmente, existem algumas soluções fáceis para diminuir o risco de desenvolver essas complicações dentais.


Soluções simples para lidar com escovação excessiva


1. Comece a usar uma escova de dentes com cerdas macias

 

Risks of Over Brushing Your Teeth,  toothbrush with soft bristles

 

Muita gente pensa que cerdas duras farão um trabalho melhor de limpeza dos dentes, mas podem causar abrasão dentária e recessão gengival, como já dissemos acima. Portanto, escolha uma escova de cerdas macias, pois será muito mais eficiente na remoção da placa bacteriana. Mais importante ainda, será melhor para pessoas com dentes sensíveis e é improvável que danifique o esmalte.

 

2. Use a técnica de escovação adequada


Risks of Over Brushing Your Teeth, brushing technique 

 

Embora você possa estar consciente de que deve manter os dentes limpos e livrar-se de todas as bactérias nocivas da boca, saiba que não é necessária uma escovação agressiva para remover os germes. Seguir a técnica adequada de escovação deve funcionar da mesma forma. A American Dental Association recomenda primeiro colocar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas. Em seguida, mova suavemente a escova para frente e para trás em movimentos curtos. Além disso, certifique-se de prestar atenção ao escovar as superfícies externas, as superfícies internas e as superfícies de mastigação dos dentes adequadamente.Para limpar as superfícies internas dos dentes, seria melhor inclinar a escova verticalmente e, em seguida, fazer vários movimentos breves para cima e para baixo.

 

3. Espere pelo menos uma hora após a refeição para escovar os dentesMuitas pessoas tendem a escovar os dentes imediatamente após uma refeição, achando que é a melhor maneira de evitar que partículas de comida fiquem presas nos dentes e que bactérias perigosas se acumulem ali. No entanto, especialistas em saúde bucal sugerem esperar pelo menos uma hora após comer ou beber antes de escovar os dentes. Siga isso estritamente se você consumiu algo ácido como, por exemplo, limões ou refrigerantes. Se você quiser ter certeza de que seu hálito permanece fresco logo após uma refeição, basta mastigar uma goma de mascar sem açúcar.

 

3. Espere pelo menos uma hora após a refeição para escovar os dentes

 

Muitas pessoas tendem a escovar os dentes imediatamente após uma refeição, achando que é a melhor maneira de evitar que partículas de comida fiquem presas nos dentes e que bactérias perigosas se acumulem ali. No entanto, especialistas em saúde bucal sugerem esperar pelo menos uma hora após comer ou beber antes de escovar os dentes. Siga isso estritamente se você consumiu algo ácido como, por exemplo, limões ou refrigerantes. Se você quiser ter certeza de que seu hálito permanece fresco logo após uma refeição, basta mastigar uma goma de mascar sem açúcar.

 

4. Use um creme dental com baixo poder de abrasão

 

Risks of Over Brushing Your Teeth,  low-abrasive toothpaste

 

Que tipo de pasta de dente você está usando? Um creme dental altamente abrasivo pode ser prejudicial aos dentes. A abrasividade de sua pasta de dente pode ser medida por RDA (Abrasão Relativa da Dentina). Os fabricantes de pasta de dente precisam medir regularmente a abrasividade de seus produtos para receber a aprovação do FDA. Dentistas renomados dizem que um nível aceitável de RDA na pasta de dentes deve ser em torno de 200 e não deve ser superior a 250. No entanto, o valor da RDA de um creme dental geralmente não é mencionado no rótulo. Geralmente, porém, os tubos de pasta de dente não branqueadores são considerados menos abrasivos do que aqueles que são projetados para clarear os dentes ou remover manchas. No entanto, existe uma maneira fácil de testar a abrasividade de uma pasta de dente em casa. Pegue um pedaço de folha de alumínio e use a ponta do dedo para esfregar levemente a pasta de dente. Agora, enxágue a pasta de dente em água corrente e veja se há algum arranhão na superfície do papel alumínio. Uma pasta de dente mais abrasiva provavelmente deixará mais arranhões na folha. Este teste foi aprovado por vários dentistas de renome.

 

Conclusão: 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Lembre-se de que escovação vigorosa ou excessiva não é a resposta para ter dentes limpos e impecáveis e uma boca saudável. Siga a técnica de escovagem adequada e certifique-se de que você é gentil com seus dentes ao fazer isso. Também recomendamos visitar seu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para manter sua saúde bucal e prevenir os problemas causados pela escovação agressiva.

 


Fonte: TUDOPOREMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.