Cruzeiro convive com problemas internos e externos desde o começo da temporada
O Cruzeiro emendou três derrotas seguidas e vivencia um momento de turbulência em 2025.
O cenário vem se estendendo desde o fim da temporada passada, com a não classificação para a Libertadores, o sai ou não de Fernando Diniz até as críticas públicas da última semana, que reverberaram internamente no Cruzeiro.
O ge elencou fatores que fizeram o cenário externo e interno do Cruzeiro ficar turbulento e que acabam refletindo nos resultados em campo. O time venceu apenas quatro partidas em 14 jogos no ano e teve três comandos até agora, um deles interino. Abaixo, os fatores:
Veja também

Neymar e Ganso podem se enfrentar pela 3ª vez na carreira. Confira
Jorge Jesus abre o jogo sobre assumir a Seleção Brasileira. Confira
Sem Libertadores, mas com Diniz
Os problemas no Cruzeiro ficaram mais evidentes no fim da temporada, com os resultados ruins acumulados com Fernando Diniz e a perda da vaga na Conmebol Libertadores. O treinador, mesmo assim, foi mantido para 2025.
O treinador teve pouco tempo de pré-temporada nos Estados Unidos. Menos de duas semanas. Não resistiu depois do terceiro jogo oficial. O começo do Campeonato Mineiro foi com uma vitória, um empate e uma derrota.
No começo do Mineiro, ainda com Fernando Diniz, o goleiro Cássio também foi criticado e respondeu a torcedores nas redes sociais pelo desempenho. Ele foi mantido no posto, mas conviveu com rumores de uma possível busca de um concorrente, o que foi prontamente negado pela diretoria.
Outro que se envolveu em polêmicas foi o lateral Marlon, negociado com o Grêmio nesta semana. O jogador ainda foi um dos alvos de protesto violento por parte da torcida, após a eliminação no Campeonato Mineiro.
Resultados ruins no Campeonato Mineiro
Não foram apenas situações externas que afetaram o Cruzeiro. A campanha no Campeonato Mineiro, na primeira fase, foi a pior do atual século. O time só venceu três em 10 partidas ao todo. Na primeira fase, teve apenas o sexto melhor desempenho.
Estopim de Pedro Lourenço
Com investimentos superando os R$ 400 milhões em atletas, desde o ano passado, Pedro Lourenço deu um basta, publicamente, após o acúmulo de resultados ruins esportivamente. Acumulando ainda prejuízos, o empresário demonstrou já insatisfação em fevereiro, afirmando que a gestão já havia chegado ao limite de erros e que havia falhado na montagem do elenco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/6/k/YrmnA9S7iHX9fTCC8JKQ/54311740132-096ca28dd8-o.jpg)
Descontentamento de jogadores
Em meio ao trabalho inicial, Fernando Diniz ainda conviveu com descontentamento de jogadores. Matheus Pereira deixou claro que tinha futuro indefinido no clube, na janela, e que poderia deixar o Cruzeiro durante a estadia nos Estados Unidos. Após o clássico com o Atlético-MG, pelo Mineiro, o meia admitiu que queria ter voltado para a Europa na janela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/O/G/TXpNGuREWBWAVX2LakQQ/cruzeiro-x-mushuc-runa-sul-americana.jpg)
Nessa semana, após uma derrota de 3 a 0 para o Internacional, o empresário concedeu entrevista e teceu críticas públicas ao braço-direito e CEO do clube, Alexandre Mattos. Ainda admitiu que acumulava prejuízos financeiros na Raposa: "Futebol é um péssimo negócio".
Início ruim na Conmebol Sul-Americana
Além dos resultados no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro não começou bem na Conmebol Sul-Americana. O time foi derrotado por duas vezes e é lanterna do Grupo E. A situação para se classificar como primeiro do grupo se complicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/q/R/iaZhThSCujNAdJCr7P0A/agif2502101258398.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/y/V/KDWBs2S82PfGkvRT7wSg/54344589589-6551500ea4-3k.jpg)
Por causa dos resultados, o time ainda acumulou prejuízos financeiros. É que, a cada partida vencida, o time tem direito a cerca de R$ 650 mil. Dessa forma, o prejuízo está em mais de R$ 1,3 milhão.
Protesto e cobranças
Após a segunda derrota na Conmebol Sul-Americana, o Cruzeiro viu a temperatura interna aumentar. O dono do clube se reuniu com as principais lideranças da equipe. Houve cobrança por parte da direção e também dos atletas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/A/0/P66haBSQy7FdDsWFTwYg/8798d907-eeb1-467b-93f8-4bc474be7f84.jpg)
Fotos: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Torcedores do clube também foram à porta da Toca da Raposa protestar contra o elenco e também o CEO, Alexandre Mattos.
Fonte: GE