01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
19/01/2020

Rainha diz que já ofereceram R$ 600 mil por posto na Mangueira

Foto: Reprodução

Rainha de bateria da Mangueira assume papel de protagonista jogando luz em gente que costuma ter a voz abafada

Um tufão tenta amenizar o calor escaldante que toma conta da quadra da Estação Primeira de Mangueira na tarde de uma quinta-feira típica de verão.

 

Com gotas de suor escorrendo pelo corpo, Evelyn Bastos pega o espelho para ver a maquiagem e demonstra preocupação com a sombra dos olhos. Acha que o rosa está claro demais.

 

“E se sair branco na foto?”, questiona. Na dúvida, melhor carregar na tinta. No mundo do samba, não se brinca com as cores da bandeira de uma escola. Ainda mais quando se trata da verde e rosa, instituição que vai além do carnaval. Rainha de bateria da agremiação, a carioca, de 26 anos, assume papel de protagonista na folia com discurso feminista e jogando luz em gente que costuma ter a voz abafada.

 

Veja também

 

Rainhas de bateria contam suas superstições para os desfiles na Sapucaí. VEJA

 

Bailarina do Faustão, Markelly Oliveira, é a nova musa da Gaviões da Fiel. VEJA FOTOS

 

Filha de Valéria Bastos, que ocupou o posto à frente dos ritmistas da escola na década de 1980, e Marcelo André da Silva, pintor de carros, Evelyn é cria do Morro da Mangueira e envolvida com o ziriguidum desde os 4 anos. Alçada ao atual cargo em 2014, ela é contra celebridades na posição e afirma que já ofereceram R$ 600 mil por seu lugar. Confira os melhores trechos da conversa a seguir.

 

Você começou muito cedo no carnaval. Foi uma escolha sua ou não teve como fugir?

 

Resultado de imagem para Evelyn Bastos ,mangueira

 

Evelyn: Não tive opção, mas sempre amei o samba. Para mim, é um lazer estar no dia a dia da Mangueira. Na infância, meu castigo era ficar longe da quadra da escola se eu aprontasse algo. Vejo isso tudo como um compromisso. Sou muito grata à agremiação, que ajudou diretamente na minha formação com seus projetos sociais. Enfim, encaro o posto de rainha de bateria com bastante responsabilidade.

 

Resultado de imagem para Evelyn Bastos ,mangueira

 

No ano passado, você interpretou as escravas Esperança Garcia, considerada a primeira mulher advogada do Piauí, e Anastácia no desfile e no ensaio técnico, respectivamente. São essas histórias que quer contar?

 

Resultado de imagem para Evelyn Bastos ,mangueira

 

Quando fui convidada para ser rainha da escola, os dirigentes me disseram que precisávamos resgatar as raízes da Mangueira. Fiquei me perguntando como eu poderia fazer isso. Decidi, então, que não seria apenas uma mulher sambando na frente da bateria, que usaria o espaço para falar por todos os excluídos, esquecidos e favelados.

 

Imagem relacionada

 

Para a gente, o termo favelado não possui carga pejorativa. Ser favelado é maior do que simplesmente nascer no morro. Significa resiliência e resistência. Temos que ser fortes para viver. Não é fácil estudar ou conseguir um emprego. Nosso comprovante de residência pesa muito. Posso até estar sozinha na Sapucaí, mas o lugar não é só meu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Imagem relacionada

Fotos: Reprodução


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.