26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
22/02/2020

Recriado, Fórum em Defesa do Serviço Público realizará atos nos dia 8 e 18 de março no Amazonas

Foto: Divulgação

A mobilização faz parte de um grande esforço nacional para barrar, no Congresso

Em razão dos severos ataques de Jair Bolsonaro aos servidores e ao serviço público, entidades do setor no Amazonas decidiram recriar, na noite desta quinta-feira (20), o Fórum em Defesa do Serviço Público, reunindo órgãos dos âmbitos federal, estadual e municipal. Como primeiras ações para barrar as nefastas medidas do governo, o Fórum está organizando mobilizações, na capital e no interior do Estado, para o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, dos Servidores, Contra a Privatização e o Desmonte do Estado (18 de março).


A mobilização faz parte de um grande esforço nacional para barrar, no Congresso, a tramitação de uma série de medidas de Jair Bolsonaro que precarizam ainda mais os serviços prestados à população e retiram direitos dos servidores públicos.

 

Entre os ataques do governo combatidos pelo Fórum estão a Reforma da Previdência, incluindo a dos Estados; a Reforma Administrativa; a Proposta de Emenda Constitucional 186/2019 (PEC "Emergencial"), que paralisa promoções e progressões das carreiras do serviço público e corta 25% dos salários dos servidores; e a PEC do Pacto Federativo (n. 188/2019), que desobriga o governo a investir em saúde, educação e programas de renda.

 

Veja também 

 

Governo do Amazonas disponibiliza cursos de qualificação do Cetam no programa 'Muda Manaus'

Governador Wilson Lima reforça parceria com órgãos federais durante passagem de comando do CMA


O presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região e Justiça Federal do AM (SitraAM/RR), Luiz Cláudio Correa, enfatizou o perigo dessas reformas verticais, que se aprovadas, serão seguidas tanto por governadores quanto prefeitos.

 

“Nesse momento, o que nós temos de derrotar é a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial, pois representam um ataque inclusive à nossa capacidade de mobilização, visto que retiram os servidores do regime jurídico único, criando uma nova categoria dentro da nossa categoria”, argumentou.

 

Foto: Reprodução


Durante a reunião, os integrantes do Fórum debateram sobre a necessidade de combater as falsas informações repassadas pelo governo que confundem a sociedade, colocando-a contra os trabalhadores do serviço público.

 

“A população é levada a crer que nós temos ‘direitos demais’, e não estamos tendo a capacidade de rebater essas mentiras na mesma velocidade em que são plantadas, precisamos alertar que quando se fala em redução de 25% não é só de salário, é de jornada também, o que implica diretamente no atendimento aos estudantes, nos hospitais etc.”, enfatizou o professor do Instituto Federal Do Amazonas (Ifam/Zona Leste) e um dos coordenadores locais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/AM), José Eurico de Souza.


Unidade


A unidade de toda a classe a trabalhadora foi apontada pelo Fórum como algo fundamental para derrotar o governo Bolsonaro e suas medidas antissociais, que beneficiam banqueiros e o mercado financeiro em detrimento do povo.

 

“Não tem outra forma de lutarmos contra esses ataques se não com a união de todas as categorias do serviço público, ou a gente se junta para o enfrentamento, ou vamos ser mais uma vez derrotados pelas reformas retrógadas, a exemplo da Trabalhista e da Previdência”, comentou o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), Walter Matos.


O presidente da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (Adua), professor Marcelo Vallina, comentou que o Fórum em Defesa do Serviço Público existiu no Amazonas até, aproximadamente, 2003. “Cumpriu um papel fundamental na defesa dos serviços públicos, saúde, previdência, educação e assistência social contra os ataques do neoliberalismo, e como esse projeto de país se aprofunda, a necessidade de enfrentá-lo é premente”, afirmou.

 

O docente explicou que entre os encaminhamentos da reunião de retomada do Fórum está a convocação de outras entidades sindicais para se somarem ao movimento, que deve realizar próxima reunião entre os dias 9 e 13 de março.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Além da Adua, SitraAM/RR, Sinasefe/AM e Sindsep-AM, também participaram da reunião de retomada do Fórum representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam); Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG); Diretório Acadêmico da Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Dans/UEA); Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas) e Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins (Sinptempin) e servidores da Secretaria da Educação do Amazonas (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.